Na passada terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), reuniu os FC Porto, Benfica e Sporting à mesa na passada terça-feira com o objetivo de debater o futuro das equipas B. Sabe-se agora que os “dragões” apresentaram algumas propostas para promover a utilização de jogadores portugueses.

Os “azuis e brancos” sugerem o alargamento da obrigatoriedade de inscrição de dez jogadores formados localmente a todos os clubes da II liga, regra que já é uma exigência para as formações B. Na mesma linha de pensamento, os portistas propuseram que os clubes da 1.ª divisão sejam obrigados a inscrever três atletas formados na região à qual o clube pertence na ficha de jogo.

O FC Porto, representado pelo diretor executivo Antero Henrique, apontou ainda o estabelecimento de incentivos financeiros para as equipas que promovam a utilização de jogadores com menos de 18 anos em provas profissionais.

O valor em questão seria fixado posteriormente, sabendo-se que há uma reunião nas próximas duas semanas onde serão alinhavadas as alterações dos regulamentos (que terão de ser apresentadas até ao próximo dia 31) e colocadas em prática já a partir da próxima temporada.

Além dos “três grandes” também V. Guimarães, Braga e Marítimo marcaram presença.