O FC Porto regressou hoje ao Olival para iniciar a pré-temporada e a defesa do título de campeão português de futebol, com dois reforços e muitas ausências entre 24 elementos, incluindo alguns regressos e vários jogadores da B.

O primeiro dia de trabalho da temporada 2018/19 assinalou as estreias de João Pedro, brasileiro de 21 anos, e Saidy Janko, suíço de 22, reforços do FC Porto para o lado direito da defesa.

Os dois futebolistas integraram a sessão de trabalho realizada no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, sob as ordens da equipa técnica liderada por Sérgio Conceição, treinador que devolveu os ‘azuis e brancos' aos títulos de campeão, após quatro anos de jejum.

No relvado do Olival estiveram também os guarda-redes Iker Casillas, José Sá, Vaná e Fabiano, o defesa Alex Telles, os médios Óliver Torres, Otávio, Paulinho e Sérgio Oliveira e os avançados Gonçalo Paciência, Hernâni e Soares, que transitaram do plantel principal da época passada.

Neste arranque da pré-temporada, Sérgio Conceição vai poder observar vários jogadores da formação B, nomeadamente os defesas Diogo Leite e Diogo Queirós (centrais) e Oleg Reabciuk (defesa esquerdo), além dos médios Luizão e Bruno Costa.

O médio nigeriano Mikel, que estava cedido ao Bursaspor, da Turquia, o avançado André Pereira, que jogou por empréstimo no Vitória de Setúbal, e o extremo brasileiro Galeno, após representar o Portimonense, também estão de regresso ao FC Porto e integram os trabalhos de pré-temporada.

O internacional português Danilo, um dos grandes ausentes nos convocados de Fernando Santos para o Mundial2018, devido a lesão no tendão de Aquiles, e o espanhol Adrián López, que estava cedido ao Deportivo, também marcaram presença no Olival, mas realizaram somente trabalho de ginásio.

Felipe, Osório, Waris, Marega, Brahimi, Aboubakar e André André não se apresentaram por agora no Olival, devidamente autorizados pelo FC Porto, embora nem todos devam integrar o plantel definitivo.

Entre os ausentes no primeiro dia de trabalho da nova temporada contam-se os jogadores presentes no Mundial2018, casos do nigeriano Chidozie e dos mexicanos Layún, Herrera e Corona.

Até ao primeiro jogo oficial da temporada, frente ao Desportivo das Aves, para a Supertaça Cândido de Oliveira, no dia 04 de agosto, em Aveiro, Sérgio Conceição deverá ter o plantel praticamente definido, entre despensas e a chegada de mais reforços, em especial para o eixo da defesa, após a saída de Marcano para a Roma (Itália).

O cumprimento do ‘fair-play' financeiro da UEFA, na época passada, associado ao encaixe financeiro já realizado com as vendas dos passes desportivos de Ricardo Pereira (Leicester) e Diogo Dalot (Manchester United), até ao momento, permite ao FC Porto apostar mais e melhor no reforço do plantel, que terá como um dos objetivos a renovação do título de campeão.

Os campeões nacionais vão manter-se no Olival durante as próximas duas semanas (o plano de trabalho inclui treinos de manhã e exames médicos de tarde entre hoje e terça-feira, seguindo-se treinos bidiários a partir de quarta-feira), antes de rumarem a Lagos, no Algarve, onde vão realizar um estágio entre os dias 16 e 25 de julho.

No Algarve, informa o campeão português, os portistas vão disputar três jogos particulares: o primeiro, no dia 17 de julho, frente ao Portimonense (Estádio Municipal de Portimão, às 20:30), o segundo diante dos franceses do Lille, no dia 20 (Estádio do Algarve, 20:00), e o terceiro com os ingleses do Everton, no dia 22 (Estádio do Algarve, 20:00).

Terminada a preparação a sul, o FC Porto regressa ao Estádio do Dragão para defrontar o Newcastle, no dia 28, para o jogo de apresentação aos sócios e adeptos.

Definido está também o primeiro jogo oficial da temporada. No dia 04 de agosto, FC Porto e Desportivo das Aves discutem no Municipal de Aveiro a Supertaça Cândido de Oliveira, às 20h45.

Plantel provisório do FC Porto para a época 2018/19:

- Guarda-redes: Iker Casillas, José Sá, Vaná e Fabiano.

- Defesas: Maxi Pereira, Alex Telles, Diogo Leite, Diogo Queirós, João Pedro (ex-Bahia, Brasil), Oleg Reabciuk, Felipe, Osório, Chidozie (ex-Nantes, Fra), Saidy Janko (ex-Saint-Étienne, Fra) e Layún (ex-Sevilha, Esp)

Médios: Danilo, Luizão, Mikel (ex-Bursaspor, Tur), Óliver Torres, Otávio, Paulinho, Sérgio Oliveira, Bruno Costa, André André e Herrera.

Avançados: Waris, Marega, Brahimi, Aboubakar, Corona, André Pereira (ex-Vitória de Setúbal), Galeno (ex-Portimonense), Gonçalo Paciência, Hernâni, Soares e Adrián López (ex-Deportivo).

Treinador: Sérgio Conceição.

Saíram: Ricardo Pereira (Leicester, Ing), Diogo Dalot (Manchester United, Ing), Ivan Marcano (Roma, Ita), Maxi Pereira e Reyes.

*Notícia atualizada às 13h16

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.