O FC Porto venceu hoje na receção ao Santa Clara (2-1), graças a um golo tardio de Toni Martinez. O espanhol decidiu o encontro no último minuto, depois de Sérgio Oliveira ter dado vantagem aos ‘dragões’, aos 49', na conversão de um castigo máximo, naquele que foi o seu 12.º golo na prova, e de Carlos Júnior ter empatado para os açorianos, aos 56, também de penálti.

O FC Porto, que somou a quarta vitória seguida e o 19.º jogo sem perder, ocupa o segundo lugar do campeonato, com 57 pontos, menos sete do que o líder Sporting, que visita o Moreirense na segunda-feira, enquanto o Santa Clara, que não perdia há dois jogos, segue no sétimo lugar, com 32.

Sérgio Conceição mudou três peças em relação ao último onze, com as entradas de Diogo Leite, Nanu e Luis Díaz para os lugares de Mbemba, Zaidu e Corona, que estiveram ao serviço das seleções. Já Daniel Ramos lançou João Afonso, Nené, Ukra e Crysan, por troca com Fábio Cardoso, Anderson Carvalho, Allano e Rui Costa.

Os açorianos entraram bem no jogo, a pressionar alto a saída de bola do FC Porto. Logo aos oito minutos, Carlos Júnior desviou a bola para o fundo das redes, mas estava em posição irregular.

Já os 'dragões' mostravam-se particularmente desinspirados no ataque, e nem a meia-distância de Sérgio Oliveira parecia incomodar o guarda-redes Marco. Respondeu o Santa Clara aos 26 minutos, com Nené a surgir completamente sozinho ao segundo poste na sequência de um livre lateral, mas Marchesín conseguiu afastar para canto.

O empate ao intervalo era mais do que justificado, com o mesmo número de remates para as duas equipas (2-2).

Logo a abrir a segunda parte, Otávio isolou Taremi, com o iraniano a ser derrubado na área por Marco. Chamado à conversão, Sérgio Oliveira não vacilou e atirou forte para o fundo das redes, assinando o seu 12º golo na prova.

A vantagem portista durou apenas sete minutos. Aos 54' Marchesín saiu da zona da baliza e a bola sobrou para Lincoln, que acabou travado em falta por Diogo Leite. Carlos Júnior não falhou da linha dos 11 metros e restabeleceu a igualdade no marcador.

O FC Porto intensificou a pressão após o golo do Santa Clara, com Luis Díaz a atirar forte de fora da grande área para defesa atenta de Marco. Ao minuto 70, Fábio Vieira, que tinha acabado de entrar, viu o seu remate desviado para canto por Villanueva, e aos 83' foi Taremi a falhar o desvio à boca da baliza, após cruzamento perigoso de Corona.

Foi já no último minuto da compensação que Toni Martínez, lançado aos 86', garantiu a vitória portista: cruzamento de Corona após uma recuperação de bola, com o espanhol a atirar de cabeça para o 2-1 final.