O FC Porto bateu o Santa Clara por 3-0, na 11.ª ronda da Primeira Liga de Futebol, vingando assim a eliminação na Taça da Liga diante dos açorianos há menos de duas semanas. Sérgio Oliveira e Luis Diaz, por duas vezes, fizeram os tentos dos Dragões, que assim mantém a liderança da prova, agora com 29 pontos. O Santa Clara jogou a última meia hora com menos um, após a expulsão de Alano.

Veja as melhores imagens do jogo!

Sérgio Oliveira 'engana' fraca 1.ª parte dos Dragões

Quase duas semanas depois de ter sido afastado da Taça da Liga neste mesmo estádio, Sérgio Conceição não queria nova surpresa e colocou em campo o mesmo onze que empatou diante do AC Milan na passada quarta-feira, para a Champions.

Mas até foi o Santa Clara quem entrou melhor, com Ricardinho e Rui Costa a darem os primeiros avisos.

O FC Porto tomou conta do jogo, instalando-se no meio-campo contrário mas a equipa de Nuno Campos não lhe permitia espaço. Por dentro era muito difícil, o estado do relvado não ajudava nas combinações.

Com mais bola, os Dragões iam conseguindo aproximações mas quase todas as finalizações acabaram nas mãos do guarda-redes Ricardo Fernandes. E quando não era o guardião contrário, era a falta de pontaria, como mostrou Luis Diaz, Otávio e Sérgio Oliveira, em três finalizações que mereciam melhor afinação técnica.

Se não dava dentro da área, que tal experimentar de fora? Deve ter isso que pensou Sérgio Oliveira, aos 42 minutos: recuperação perto da área contrária, Sérgio Oliveira assumiu a jogada e rematou de pé esquerdo, forte, com a bola a bater no poste e a 'morrer' no fundo das redes.

Entrada à 'matar' e jogo resolvido em poucos minutos

Marcar à beira do intervalo era bom, marcar a abrir o segundo tempo seria ouro. E assim foi: passe de Otávio e cabeceamento certeiro de Luis Diaz a fazer o 2-0 aos 46 minutos. Ainda o Santa Clara pensava em como empatar e já sofria o segundo.

O FC Porto parecia voltar para o segundo tempo com outra disposição, depois de um primeiro tempo nem sempre bem jogado. Aos 49 minutos, Zaidu colocou a bola no fundo das redes dos açorianos mas o lance foi anulado por fora-de-jogo do lateral nigeriano dos Dragões.

Num período de grande pressão do FC Porto, o 3-0 só não aconteceu porque o guardião Ricardo Fernandes fez uma grande defesa. Canto batido por Sérgio Oliveira, Pepe saltou mais alto e cabeceou forte mas o guardião desviou para fora.

Respondeu a equipa de Nuno Campos, numa má saída do guarda-redes Diogo Costa. João Afonso desviou de costas para a baliza mas a bola saiu por cima da barra.

Se estava difícil com o 0-2, pior ficou aos 62, com a expulsão de Alano. O brasileiro pisou Grujic, viu o segundo amarelo e foi expulso, ele que no primeiro tempo tinha visto amarelo por protestos.

O Santa Clara tentou 'estancar' o jogo do FC Porto, recuando ainda mais as linhas e tentando tirar espaço para a sua baliza. Pedia-se paciência ao FC Porto na circulação para encontrar espaço e foi isso que aconteceu aos 77 minutos: passe de Zaidu para Luis Diaz que, isolado, contornou o guardião contrário e atirou para a baliza deserta.

Com domínio e larga vantagem no jogo e também nos homens em campo, Conceição lançou Francisco Conceição, Vitinha, Bruno Costa, Pepê e Fábio Vieira nos lugares de Otávio, Taremi, Luis Diaz, Sérgio Oliveira e Grujic.

Assim que entrou, Francisco Conceição quase que marcou. Numa bola na área e com muitos adversários pela frente, o jovem extremo conseguiu rematar por entre as pernas de um contrário. O guardião do Santa Clara voou para negar o golo com uma defesa fantástica.

Sexta vitória seguida dos Dragões, a 10.ª consecutiva diante do Santa Clara para a I Liga, no 39.º jogo sem perder na prova para o FC Porto.

A vitória permite ao FC Porto manter a liderança da I Liga, agora com 29 pontos, e fica à espera do que fazem Sporting e Benfica ainda este domingo, antes da pausa para os jogos das seleções.

Veja o resumo do jogo!

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.