A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) distribuiu hoje mais de dois milhões de euros, provenientes da UEFA, aos clubes portugueses que cederam jogadores para a fase final do Europeu de 2012.

«A distribuição destas verbas mostra que estamos no bom caminho para que consigamos uma cada vez mais justa distribuição de verbas e um cada vez maior equilíbrio entre a enorme visibilidade que as seleções dão aos jogadores, nomeadamente nas fases finais, e o enorme esforço que os clubes fazem quando os seus atletas não estão ao seu serviço», disse à agência Lusa o presidente da FPF.

Fernando Gomes disse esperar «poder contribuir ativamente para a necessária aproximação de pontos de vista dos clubes e das federações».

«Foram mais de dois milhões de euros que tive o prazer de reencaminhar de imediato para os nossos clubes, numa altura em que todas as verbas são importantes», afirmou à Lusa o líder federativo.

O Sporting foi o que clube que mais recebeu (643.930 euros), seguido de FC Porto (592.040), Sporting de Braga (487.218), Benfica (379.320) e Nacional (8.386).

Por seu lado, a União de Leiria teria direito a receber 12.579 euros, mas a FPF não está autorizada a fazer a transferência «por questões jurídicas pendentes».

O Europeu de 2012 realizou-se na Polónia e na Ucrânia e terminou com a vitória da campeã mundial Espanha, que revalidou o título conquistado em 2008 ao golear na final a Itália por 4-0.