Benfica, FC Porto e Sporting venceram os seus encontros da 12ª jornada da I Liga, pelo que continua tudo na mesma na frente. Com mais ou menos dificuldades, com mais penáltis ou menos penáltis, ou só com um golinho, os "três grandes" do futebol português não desarmam e prometem luta feroz até a derradeira jornada pela conquista do título.

Mas esta não foi uma ronda fácil para ninguém. O Benfica foi o primeiro a entrar em campo e, apesar do resultado, não fez uma exibição de "encher" o olho. Os "encarnados" bateram a aflita Académica por 3-0 mas tiveram de contar com duas grandes penalidades, ambas convertidas por Jonas, para vergar os "estudantes".

O momento da noite na Luz estava reservado para o final quando, aos 85 minutos, o "menino" Renato Sanches "puxou a culatra atrás e disparou uma "bomba" a quase 30 metros da baliza de Pedro Trigueira, levando a loucura os adeptos que se deslocaram a Luz. Era a estreia do médio de 18 anos a marcar com a camisola da equipa principal do Benfica.

VÍDEO: Veja o resumo do Benfica 3-0 Académica

No dia seguinte foi a vez de FC Porto e Sporting entrarem em jogo. No Dragão, o FC Porto sentiu inúmeras dificuldades para conquistar os três pontos frente ao Paços de Ferreira. Os "dragões" acabaram o jogo a defender e queimar tempo, muito por culpa própria. Bruno Moreira deu vantagem aos "castores" após falha de Martins Indi. Corona ainda empatou no primeiro tempo para, no segundo tempo, outro mexicano fechar as contas do jogo. Marafona fez penálti sobre Herrera que Layún converteu.

A noite no Dragão ficou marcada pela quantidade de golos falhados pelos jogadores do FC Porto. Corona e Herrera no primeiro tempo, Aboubakar, por duas vezes, e Tello, tiveram soberanas oportunidades para marcar mas a pontaria não estava afinada.

VÍDEO: Veja o resumo do FC Porto 2-1 Paços Ferreira

A vitória deixava os azuis-e-brancos na liderança mas apenas por duas horas já que na Madeira o Sporting tratou de dar seguimento ao que tem feito nos últimos jogos da I Liga: marcar e defender o resultado com "unhas e dentes".

Rui Patrício voltou a ser herói, negando o golo aos madeirenses em três ocasiões, ajudando assim o Sporting a manter a liderança da prova, graças ao golo de Adrien marcado aos 53 minutos. O Marítimo bem tentou travar mais um grande (já tinha empatado em casa com o FC Porto a uma bola) mas não teve sucesso.

VÍDEO: Veja o resumo do Marítimo 0-1 Sporting

Sendo assim, o Sporting continua na liderança da I Liga com 32 pontos, mais dois que o FC Porto e mais e mais oito que o Benfica que tem menos um jogo. Na próxima ronda os "leões" recebem o Moreirense, os "encarnados" vão até Setúbal defrontar o Vitória local e os azuis-e-brancos têm nova viagem marcada para a Madeira onde jogam com o Nacional.