O Gil Vicente procura hoje reforçar o surpreendente quinto lugar que ocupa na I Liga de futebol na receção ao Belenenses SAD, equipa última classificada, mas motivada pelo regresso aos triunfos, na 23.ª jornada.

Caso vença o lanterna-vermelha em Barcelos, a partir das 15:30, o Gil Vicente fica provisoriamente com uns impensáveis 10 pontos de vantagem sobre o Vitória de Guimarães, sexto colocado, e reforça ainda mais a sua candidatura às provas europeias da próxima temporada.

Por outro lado, os gilistas colocam-se também a apenas um ponto do Sporting de Braga, quarto classificado, que joga no domingo no campo do Tondela.

A equipa de Ricardo Soares, eleito melhor treinador no mês de janeiro, leva sete jogos seguidos sem perder na I Liga, incluindo cinco triunfos, um deles no Estádio da Luz frente ao Benfica (2-1).

Por seu lado, o Belenenses SAD vem de um triunfo sobre o Vitória de Guimarães (1-0) na última ronda, apenas o terceiro no campeonato, situação que relançou os ‘azuis’ na luta pela manutenção.

A formação de Franclim Carvalho, que nunca venceu fora, está a cinco pontos da salvação absoluta e a quatro do lugar de ‘play-off’ com o terceiro classificado da II Liga.

À espera de um deslize do Gil Vicente vai estar o Vitória de Guimarães, a sete pontos do quinto lugar, que recebe às 20:30 o Arouca, penúltimo classificado.

Também hoje, num duelo entre equipas que tentam ficar mais ‘descansadas’ na I Liga, o Paços de Ferreira recebe o Vizela (18:00).

Na sexta-feira, na abertura da ronda, o Benfica empatou em casa do Boavista (2-2), num encontro em que esteve a vencer por 2-0, podendo ver no domingo o líder FC Porto e o Sporting afastarem-se no topo da classificação.