A lesão de Éder Militãon (não joga mais esta temporada) e a recuperação lenta de David Alaba poderá levar o Real Madrid ao mercado já em janeiro, por um defesa central. O jornal espanhol 'Marca' fez uma lista com alguns nomes, baseado na idade e em alguns requisitos que um central terá de evidenciar para ingressar nos campeões europeus e espanhóis.

A lista foi elaborada recorrendo a análise avançada da 'Drib Lab', uma empresa de análise de dados ligado à indústria do futebol.

O jornal espanhol centrou-se em jogadores jovens, esquerdinos mas também destros, que queiram jogar no clube merengue. Bons no jogo aéreo, capacidade de antecipação, velocidade para ajudar na transição defensiva, leitura de jogo para quando a equipa constrói desde a defesa, são algumas das caraterísticas que o jogador terá de ter para ingressar no emblema espanhol.

Gonçalo Inácio, defesa internacional português de 23 anos do Sporting, é um dos centrais destacados pela 'Marca'.

"É um jogador que já foi sondado por vários clubes europeus. Inácio tem um perfil semelhante s Lukeba [central do RB Leipzig]. No seu estilo destaca-se a leitura de jogo e a disciplina tática, que lhe permite ter bons desempenhos sem situações críticas. A sua boa colocação e leitura de jogo levam-no a antecipar-se e a neutralizar os ataques dos adversários, embora deve cometer menos faltas. Disputa muitos duelos aéreos que lhe permite ganhar alguns mas, como mostram os seus dados, não é o seu forte", começa por destaca a 'Marca'.

"A sua alta taxa de construção de golos esperados, percentagem de passe e passes longos podem traduzir a sua capacidade para iniciar ataques desde a defesa e contribuir com o jogo a meio-campo. A sua capacidade de atuar em campo aberto é um ativo importante", finaliza o jornal.

O desportivo espanhol destaca a política do Real Madrid de contratar jovens com larga projeção e com 10 anos de carreira para a frente. A busca incidiu sobre jogadores dos 18 aos 24 anos, que tenham somado mais de 1200 minutos na época passada, que atuam nas cinco principais ligas (Espanha, Inglaterra, França, Itália e Alemanha) e ainda mais três ligas onde há muito talento, como Portugal, Países Baixos e Bélgica. O mercado sul-americano também foi incluído.

Entre os centrais esquerdinos, a pesquisa devolveu, além de Gonçalo Inácio, os nomes de Castello Lukeba (RB Leipzig, nascido em 2002) e Valentín Gómez (Vélez Sarsfield, nascido em 2003). Como centrais destros, destacou-se Jan Paul van Hecke (Brighton, nascido a 2000), Marc Guéhi (Crystal Palace, nascido a 2000), Vitor Reis (Palmeiras, nascido a 2006)