O Vitória de Guimarães anunciou hoje a criação do departamento de apoio ao rendimento (DAR), um projeto de ligação ao futebol profissional gizado pelo treinador da equipa principal, Rui Vitória.

«Conscientes dos fatores que influenciam o rendimento de um atleta, os responsáveis vitorianos decidiram implementar um novo projeto no clube» que terá a «incumbência de oferecer aos atletas um acompanhamento individual personalizado, complementar e devidamente contextualizado com a sua atividade, em várias etapas», explica o clube.

O DAR será composto por profissionais de ciências do desporto que vão trabalhar em articulação com a equipa técnica e departamento médico do clube.

Paulo Mourão, especialista em fisiologia, será o coordenador do projeto, mas a ideia partiu do técnico Rui Vitória.

«O que vamos fazer é perceber que lacunas e quais as necessidades dos atletas, numa perspetiva física, nutricional e psicológica», explicou Paulo Mourão em declarações ao sítio do clube na internet.

Segundo Rui Vitória, o DAR «é uma consequência lógica da mudança de projeto que o Vitória abraçou».

«As equipas do futebol profissional [do Vitória de Guimarães] são maioritariamente compostas por jovens em fase de desenvolvimento e chegámos à conclusão de que o DAR seria uma ótima ferramenta para potenciá-los cada vez mais», afirmou.

Neste processo, acrescentou o técnico, pretende-se que o departamento acompanhe individualmente os atletas porque eles têm características diametralmente opostas.

Já existia no Vitória de Guimarães uma «preocupação com o trabalho complementar», mas a ideia da criação do DAR foi ajudar «a melhorar o método e a organização», detalhou.