Doze são os pontos que separam Benfica e Sporting na tabela da I Liga, com vantagem para os Encarnados, equipa que tem vindo a dominar a prova desde a primeira jornada. As 13 vitórias em 15 possíveis deixam os Encarnados com 40 pontos, mais seis que o SC Braga, a única equipa a vencer o Benfica esta temporada em todas as provas oficiais.

Um triunfo dos comandados de Roger Schmidt no dérbi lisboeta deixará a equipa de Rúben Amorim a 15 pontos da liderança, praticamente fora da corrida ao título. Mas se o Sporting vencer, será o FC Porto a ganhar esperanças na corrida, isso se vencer o Famalicão. A distância para o 1.º posto passaria para quatro pontos. O Braga seria outro beneficiado já que, se vencer o seu jogo, ficaria a um ponto da liderança.

A nível de jogadores, neste momento, o espanhol Grimaldo e Rafa, a fazer grande época no Benfica, estão em dúvida para o dérbi, ambos devido a problemas físicos, acontecendo o mesmo com o japonês Morita, no Sporting. Outro dos ‘atrativos’ do dérbi será a presença do médio argentino Enzo Fernández, recentemente campeão mundial pelo seu país, com os adeptos do Benfica à espera do regresso às boas exibições, depois de problemas disciplinares no clube.

Momento de forma: Leão em crise, Águia a recuperar após o tombo em Braga

O Benfica chega a este jogo após o triunfo por 2-0 diante do Varzim, do 3.º escalão, para a Taça de Portugal. Depois  do desaire em Braga (3-0) e um triunfo pouco convincente sobre o Portimonense em casa (1-0), a equipa de Roger Schmidt pode aproveitar o duelo com os ‘leões’ para regressar às boas exibições e demonstrar que realmente, neste momento, é o principal candidato ao título nacional, algo que foge ao clube da Luz há três temporadas.

Manuel Fernandes perentório sobre o dérbi: "Este jogo não conta nada"
Manuel Fernandes perentório sobre o dérbi: "Este jogo não conta nada"
Ver artigo

O percurso vitorioso do Benfica explica-se pela capacidade goleadora de Gonçalo Ramos (divide a liderança dos melhores marcadores com Taremi, ambos com nove tentos), Rafa e até mesmo João Mário, e na fiabilidade tática de elementos como Enzo Fernández, Aursnes ou Florentino.

Para o campeonato, no Estádio da Luz, o Benfica, tem um recorde 100% vitorioso, com oito triunfos em oito jogos, e com 27 golos marcados e apenas seis sofridos. Os números apontam os ‘encarnados’ com favoritos a vencer o dérbi, ainda mais quando o Sporting está a fazer uma temporada completamente atípica fora de Alvalade.

Até agora, nas deslocações realizadas para I Liga, a formação de Rúben Amorim tem mais derrotas (quatro) do que vitórias (três), a mais recente precisamente na última jornada, na Madeira, com o Marítimo (1-0), e uma diferença de golos negativa (10 marcados e 12 sofridos), num registo quase impensável para uma equipa ‘grande’ e que iniciou a época como candidata ao título.

Os verde e brancos averbaram quatro das cinco derrotas na competição fora de Alvalade, com FC Porto, Boavista, Arouca e Marítimo, sem que não tenham conseguido ainda dois triunfos seguidos fora. Este já é um dos piores registos em quase 60 anos - a par do que já tinha acontecido em 2002/03, 2012/13 e 2019/20, quando também registava cinco desaires ao fim de 15 jogos.

Só mesmo uma vitória na Luz, tal como aconteceu na última temporada (3-1), a única nos últimos seis anos, poderá ainda dar alguma esperança ao Sporting, num encontro em que Braga e FC Porto vão estar também a ‘torcer’ pela equipa de Amorim.

Histórico: Benfica lidera

Este será o dérbi número 315 entre Benfica e Sporting para todas as provas oficiais, numa história que começou a ser escrita em 1907. A equipa da Luz lidera com 25 triunfos de vantagem, entre jogos da I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça, Campeonato de Portugal e também do Regional de Lisboa.

VÍDEOS: Ainda se lembra dos mais recentes Benfica vs Sporting na Luz? Os últimos 12 dérbis foram assim
VÍDEOS: Ainda se lembra dos mais recentes Benfica vs Sporting na Luz? Os últimos 12 dérbis foram assim
Ver artigo

Nos 314 jogos já realizados entre os dois conjuntos, as ‘águias’ somam 137 vitórias, contra 112 dos ‘leões’, liderando também no que respeita aos golos, com mais 52 (531 contra 479), isto num duelo que regista ainda 65 igualdades. No capítulo dos golos, o ‘rei’ individual é o ‘violino’ Peyroteo, com 48, contra 27 do ‘rei’ Eusébio.

Na época passada, o Sporting chegou a encurtar a diferença de 26 para 24 triunfos, ao vencer os dois primeiros encontros, por 3-1 na Luz, para o campeonato, e por 2-1, com reviravolta, em Leiria, na final da Taça da Liga.

Assim, o Benfica voltou a ter 25 triunfos de vantagem, entre jogos da I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça, Campeonato de Portugal e também do Regional de Lisboa, e mais 52 golos, sendo que, neste campo, o ‘rei’ individual é o ‘violino’ Peyroteo, com 48, contra 27 do ‘rei’ Eusébio.

No que respeita apenas à I Liga, o Benfica tem uma vantagem ainda maior, com mais 33 triunfos (82 contra 49), sendo que lidera ainda na Taça da Liga (dois contra um).

Em relação às outras competições, os ‘verde e brancos’ comandam na Taça de Portugal (19-16) e na Supertaça (3-2), e também fecharam em vantagem o Campeonato de Portugal (3-2) e o Regional de Lisboa (37-33).

A história do dérbi começou com dois triunfos dos ‘leões’, o primeiro em 01 de dezembro de 1907, por 2-1, face ao ainda Sport Lisboa, no Campo da Quinta Nova, em Carcavelos, onde, segundo as crónicas da altura, os seus jogadores fugiram da chuva e só voltaram obrigados pelo árbitro.

Álvaro Magalhães antecipou dérbi: "É nestes jogos que se vê quem tem capacidade para representar um clube grande"
Álvaro Magalhães antecipou dérbi: "É nestes jogos que se vê quem tem capacidade para representar um clube grande"
Ver artigo

Em matéria de goleadas, a formação da Luz conta dois triunfos por cinco golos de diferença, por 7-2 em 1945/46, com um 'hat-trick' de Mário Rui, e por 5-0 em 1978/79, com 'bis' de Reinaldo e João Alves. O Benfica logrou ainda três triunfos por quatro golos: 5-1 em 1936/37, com 'bis' de Espírito Santo, 4-0 em 1958/59, época em que António Mendes e José Águas dividiram os golos, e 5-1 em 1970/71, muito por culpa de um 'hat-trick' de Artur Jorge.

Por seu lado, o Sporting tem como melhores resultados os 4-1 de 1938/39 e 1947/48, sendo que, no segundo jogo, Peyroteo apontou os quatro golos ‘leoninos’, e os 3-0 de 2015/16.

O que dizem os treinadores:

Roger Schmidt, treinador do Benfica: "Espero um grande jogo de futebol. Vamos defrontar um adversário muito bom. É um dérbi lisboeta e ambas as equipas jogam um futebol atacante, jogam sempre o mesmo estilo, independentemente do adversário. Espero um jogo difícil, bom, e queremos vencer. É muito importante para a nossa situação na I Liga."

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Eu aposto sempre na minha equipa. Aposto sempre que nós vamos vencer os jogos. Principalmente [tendo] uma equipa talentosa, que nem sempre é consistente, mas quando está num dia bom pode vencer qualquer equipa. É mesmo nesse ponto que os jogadores têm de pensar."

O árbitro: Artur Soares Dias apita o seu 7.º dérbi

O árbitro Artur Soares Dias vai dirigir pela sétima vez um dérbi entre Sporting e Benfica, o segundo no Estádio da Luz, em Lisboa. O árbitro da associação do Porto, de 43 anos e internacional desde 2010, vai arbitrar pela 23.ª vez um jogo entre 'grandes'.

O dérbi entre Benfica, líder do campeonato, com 40 pontos, e Sporting, quarto colocado, com 28, está marcado para este domingo, às 18h00, no Estádio da Luz, em Lisboa. Um jogo para acompanhar, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com vídeos dos principais lances.