Não há grandes adjetivos para classificar o que tem sido a época do Benfica de Roger Schmidt chegados que estamos ao início de novembro. E não é só a nível interno que os encarnados têm demonstrado toda a sua superioridade perante os adversários que lhes vão aparecendo pela frente. Que dizer da última vitória frente ao Maccabi Haifa por 6-1, resultado que permitiu às águias superiorizarem-se ao PSG no topo do seu grupo da Champions.

São 58 golos marcados em todas as competições e apenas 15 sofridos. Em 22 jogos disputados, os encarnados ainda não sabem o que é perder, ao somarem 18 vitórias e apenas quatro empates.

Passada a euforia a seguir a uma noite feliz em Israel, os encarnados têm obrigatoriamente de mudar o chip para a Liga, onde para já lideram e de forma avassaladora.  Os encarnados somam 31 pontos, e contam com seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado Sporting de Braga. O FC Porto está para já a cinco pontos (mais um jogo) e o Sporting já a uns longínquos nove (mais um jogo). Na Liga, o conjunto orientado por Roger Schmidt conta para já com 11 jogos, 10 vitórias e um empate. Os encarnados marcaram 29 marcados e sofreram apenas cinco.

Pela frente, o Benfica irá medir forças frente ao oitavo classificado Estoril, com Nelson Veríssimo a defrontar a antiga equipa.  Os encarnados levam uma sequência de quatro vitórias consecutivas depois dos triunfos frente ao Maccabi Haifa, Chaves, Juventus e FC Porto.

Já a equipa de linha de Cascais vem de dois jogos menos conseguidos, depois de um empate fora de portas em Portimão e uma derrota, pode dizer-se natural, com o SC Braga, uma das equipas que tem dito presente na luta pelo título e que ocupa neste momento o segundo lugar do campeonato. O Estoril soma quatro vitórias, quatro empates e três derrotas.

Histórico de confrontos:

No que diz respeito aos duelos entre as duas equipas, Estoril e Benfica já se defrontaram em 66 ocasiões, com superioridade evidente para a equipa encarnada: 50 vitórias para o Benfica, 12 empates e quatro desaires.

Em partidas disputadas no estádio da Luz para o campeonato, o Benfica venceu em 19 ocasiões, contra cinco empates e três derrotas.

Na Luz, os encarnados apontaram 81 golos frente à equipa da linha, num média de três golos por jogo. Já no campo do Estoril, no António Coimbra da Mota, em 27 jogos, o Benfica venceu em 20 ocasiões, contra seis empates e apenas uma vitória do Estoril, que curiosamente teve maior sucesso frente aos encarnados fora de portas. Na época passada, Estoril e Benfica empataram a uma bola depois dos golos de Lucas Veríssimo e Rosier.

O que disseram os dois treinadores

Roger Schmidt, treinador do Benfica: Vamos jogar contra uma grande equipa, que é forte e muito dura na posse de bola. Temos a ideia clara do que queremos fazer. Vai ser um jogo difícil, mas estamos preparados. Os jogadores estão em forma, a jogar num nível muito alto. Claro que queremos ganhar."

Nélson Veríssimo, treinador do Estoril: "Acreditamos que, se tivermos a mentalidade competitiva que temos tido nos últimos jogos e sabendo aquilo que temos de fazer tanto a defender como a atacar, podemos causar dificuldades ao Benfica."

Arbitragem

Na deslocação do Benfica ao terreno do Estoril, este domingo, às 20h30, o juiz principal será Nuno Almeida, com apoio de Pedro Felisberto e Francisco Pereira. O quarto árbitro será Anzhony Rodrigues e Hugo Miguel estará no VAR juntamente com o assistente Bruno Jesus.