O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, disse este domingo que a receção ao Vitória de Setúbal, na segunda-feira, em jogo da 11.ª jornada da Liga de futebol, tem de ser encarada como uma final.

A equipa vitoriana perdeu na semana passada com o Desportivo das Aves, da Liga de Honra e foi eliminada da Taça de Portugal, pelo que a «grande preocupação» do técnico na preparação do jogo com os sadinos foi entender o que a equipa não fez bem nesse último jogo.

«Não foi agradável o nosso afastamento, ficámos todos tristes, eu particularmente, mas temos de continuar e agarrar-nos a este jogo como se fosse uma final. Queremos somar mais uma vitória no campeonato e seguir o nosso caminho», afirmou hoje na antevisão da partida.

Rui Vitória lembrou que os «jogos têm histórias diferentes», mas disse que não quer voltar a ver o Vitória a mostrar «passividade» e «pouca agressividade».

«A ambição é muita para continuar as vitórias no campeonato, dar-nos-ia um alento muito grande, mas vamos ter pela frente uma equipa difícil, muito experiente, pelo que não podemos cometer os mesmos erros, não podemos ter a passividade do jogo passado. Temos uma grande determinação de vencer, espero bem que os jogadores tenham entendido a mensagem», disse.

O treinador deixou ainda elogios ao adversário: «o Setúbal é uma equipa que tem características muito especiais, recheada de jogadores de grande experiência, com alguns contras que podemos aproveitar. Tem sido algo irregular no campeonato, mas ainda agora o treinador deles disse que o empate não chega», notou.

Instado a comentar a criação de uma equipa B, anunciada no sábado pelo presidente vitoriano, Macedo da Silva, o técnico disse que «se forem bem enquadradas, poderão ser uma boa solução, se não, se for mais do mesmo, poderá ter o efeito contrário».

Para Rui Vitória, uma equipa B será útil, não se for apenas mais «um prolongamento das camadas jovens», mas «como espaço de preparação de competição para que os jogadores possam integrar a equipa principal».

«Importa saber o regime que a Federação Portuguesa de Futebol vai criar e depois, internamente, o que se pretende com a equipa B. Acho que faz sentido, mas se não tiverem esses pressupostos, até porque trabalhei muito perto de uma equipa B, não funciona. Criar por criar não», avisou.

O Vitória de Guimarães é 12.º classificado, com 10 pontos, enquanto o Vitória de Setúbal é 10.º, com 11, e defrontam-se segunda-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, a partir das 20h15, sob arbitragem de Rui Costa, do Porto.