Logo aos cinco minutos de jogo em Guimarães, alguns dos adeptos instalados na bancada sul inferior, onde se encontram as claques vitorianas, começaram, ao quarto minuto do jogo entre vimaranenses e encarnados, a correr pelos degraus em direção ao relvado, com parte dessa multidão a alojar-se na bancada Poente, ao lado.

No final da partida, o presidente vitoriano comentou o sucedido: "Não vou precipitar-me, fazer juízos, até porque não vi as imagens. Vou solicitar responsabilidades aos agentes que tinham a incumbência de zelar pela segurança daquela bancada ara perceber o que se passou. As forças policiais têm de esclarecer o que se passou. Vamos fazer o rescaldo, ver as imagens e aquilo que nós acreditamos é que num estado de direito sejam capazes de nos dar a respostas para o que vimos acontecer", disse Júlio Mendes em zona mista.

Mendes voltou a falar do policiamento nos estádios: “Ando há muito tempo a dizer que esta questão do policiamento é muito importante no futebol. Já disse isto na Liga. Há jogos que são garantidos pela GNR, outros pela PSP, uns custam mais e outros menos, outros têm mais efetivos, outros deve ser pela cor dos olhos do presidente e isto não pode ser assim. Quando acontecer alguma coisa de grave, vão ver que se calhar tenho razão”.

O Benfica venceu em casa do Vitória de Guimarães por 3-1, em jogo da 11.ª jornada da I Liga de futebol, resultado que garante aos 'encarnados' o terceiro posto no fecho da ronda.