Declarações de Manuel Tulipa, treinador do Vizela, e de Kiki Afonso, médio dos vizelenses, após a derrota com o Sporting

Manuel Tulipa

Análise ao jogo: "Foi um jogo muito difícil para nós. Não encontrámos soluções para ter bola e fazer o nosso jogo. O Sporting joga muito bem, toda a conhece lhes conhece as dinâmicas mas são difíceis de parar. Os jogadores deram uma boa resposta, o segredo para manter este clube na Liga tem muito a ver com a relação que há entre os jogadores e com o profissionalismo e o prazer que eles têm a jogar."

As melhores imagens do Vizela-Sporting

Análise do trabalho: "Se no início do ano me dissessem que teríamos esta pontuação [40 pontos] e estaríamos com a nossa posição na Liga salvaguardada a sete ou oito jornadas do fim eu duvidaria. Depois da primeira semana de trabalho com estes jogadores acreditei que iríamos conseguir esse objetivo de forma natural."

Segredo: "São relações entre os jogadores que vêm de trás, já desde o Campeonato de Portugal. O tempo que passam juntos nota-se em campo e nos treinos. É muito fácil o Kiki, o Kiko, o Samu e o Guzzo alinharem jogo entre eles por haver essa cumplicidade social. E isso é mais difícil de conseguir quando os jogadores saem e é necessário construir novos plantéis, mas os jogadores que irão sair deram muito ao clube."

Kiki Afonso

Despedida: "Foi um dia muito complicado emocionalmente. Estou surpreendido desde início pela família, que sempre me apoiou. Também a família que tive aqui no Vizela durante quatro anos, que me acolheu. Desde que estou cá tivemos duas subidas, recorde atrás de recorde. O Vizela vai ficar para sempre na minha memória. Dei tudo de mim. Vou descansar e agradeço do fundo do coração."

Segredo para mais uma grande temporada: "O segredo foi a união do grupo, da cidade. Uma equipa pequena, mas grande em todos os momentos. Não é só neste ano, porque temos vindo a crescer com o passar dos anos. Está à vista de todos. Este clube vai lutar por outros objetivos."

E o seu futuro? "Agora vou descansar, depois conversar com o meu empresário e ver o meu futuro."

O Sporting despediu-se na sext-feira com um triunfo em casa do Vizela (2-1) da edição 2022/23 da I Liga portuguesa de futebol, em jogo da 34.ª e última jornada. Osmajic adiantou os minhotos logo aos seis minutos, mas Gonçalo Inácio (20) empatou para os 'leões', antes de Ivanildo marcar na própria baliza, aos 85.

O Sporting, sem derrotas há 14 encontros, terminou a temporada na quarta posição, com 74 pontos, enquanto o Vizela conseguiu a sua melhor prestação de sempre na I Liga, na 11.ª posição, com 40 pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.