Rui Pedro Soares, presidente da SAD do Belenenses, esteve em fevereiro na prisão de Évora para visitar o amigo José Sócrates e ter-se-á apercebido do contributo que o futebol podia ser para ajudar o ex-primeiro ministro a enfrentar a prisão preventiva.

Com efeito, de acordo com a história revelada esta quinta-feira pela revista Sábado, o líder da SAD dos azuis do Restelo escreveu ao diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Sá Gomes, logo no dia seguinte à sua visita, a solicitar a instalação dos canais BTV e SportTV na prisão de Évora e nos restantes estabelecimentos prisionais do país.

A revista Sábado divulga na sua edição o mail enviado por Rui Pedro Soares, onde este salienta que o acesso aos canais pagos de desporto poderia ser uma forma de melhorar as condições de encarceramento nas prisões portuguesas. O líder da SAD do Belenenses foi mesmo mais longe e disponibilizou-se para pagar os custos dessa operação: "Se a limitação for a dos custos envolvidos, posso também ajudar a ultrapassar esse problema", refere o mail citado.

Recorde-se que José Sócrates é um conhecido adepto do Benfica e está detido desde novembro de 2014 por suspeitas de corrupção.