Declarações de Luís Freire, treinador do Rio Ave, à Sport TV, após a derrota diante do Sporting (2-0), no Estádio José Alvalade, da 6.ª jornada da Primeira Liga.

Análise ao jogo: "Sinto que tínhamos um plano de jogo bastante agressivo na nossa cabeça, mas tivemos algumas contrariedades. A lesão do Joca no aquecimento mexeu um bocadinho com a equipa, com a nossa entrada em campo. Tirou-nos o foco. Não sei se foi por aí, mas o Sporting entrou muito melhor do que nós. Estivemos muito apáticos, com pouca pressão no portador da bola, a chegar atrasados, a deixar o Sporting tabelar a um ou dois toques, como gosta e tem qualidade para fazer. Teríamos de ser muito mais agressivos, ter a bola também e desafiar o Sporting de outra maneira. O Sporting faz dois golos e podia ter feito três ou quatro, porque teve mais capacidade para ferir-nos. Ao longo da primeira parte, fomo-nos equilibrando, começámos a ganhar ascendente com bola, a começar a meter o nosso jogo em campo e o Sporting a recuar mais e acabámos a primeira parte com mais bola, mas sem tanto perigo."

Segunda parte: "Os meus jogadores entraram de outra maneira na segunda parte, pressionámos o Sporting muito alto, conseguimos ter bola e acabámos com oito ou nove remates. Fizemos o 2-1 [golo anulado], que acho que teria aberto o jogo, pela forma como estávamos a contrariar o Sporting e como ganhámos confiança. Mas a reação dos jogadores foi sempre de ir à procura, acabámos o jogo a procurar roubar bola alto, a ligar o jogo. Tivemos uma segunda parte de nível muito elevado. Se fizéssemos um golo, o jogo abria."

Lesões: "Temos de ter a consciência de que o Rio Ave subiu de divisão, teve um mercado aberto e está há um ano sem poder inscrever jogadores e estas lesões e contratempos, que são normais acontecerem, para nós importuna muito mais."

Arranque difícil: "Temos um calendário complicado, mas é o que é. Agora, jogamos contra estes e depois contra os outros. Interessa-me a exibição, a atitude e o compromisso da equipa. Saímos de Alvalade com muito sacrifício e muito esforço. Na segunda parte, demos uma imagem mais condizente com o que quero do Rio Ave daqui para a frente."

Declarações de Costinha, lateral-direito do Rio Ave, à Sport TV, após a derrota diante do Sporting (2-0), no Estádio José Alvalade, da 6.ª jornada da Primeira Liga.

Análise ao jogo: "O Sporting entrou forte e marcou aos 10 minutos e tivemos algumas dificuldades. Depois entrámos muito fortes na segunda parte, e temos o lance do golo anulado que mudaria completamente o jogo. Ainda tentámos ir atrás mas foi complicado pois o Sporting tem uma grande equipa."

Contrariedades: "Foi uma contrariedade antes do início do jogo. O Joca sofreu uma lesão, o Guga também. Temos opções no banco, mas dentro do campo sente-se. Mas quem está no banco está para ajudar e tem qualidade para entrar em campo. Acreditamos em todos."

Rio Ave já defrontou FC Porto e Sporting: "É difícil, são equipas grandes, mas também temos os nossos pontos fortes e já provámos isso contra equipas grandes. Há muito campeonato pela frente."