A presença de Luís Neto na nova equipa técnica tem sido bastante abordada desde a sua oficialização. Durante a apresentação de João Pereira ao leme dos leões, o técnico justificou a escolha do antigo colega de equipa.
“Fui eu que pedi ao presidente e ao Viana, por toda a experiência que tem como futebolista e porque é um elemento, como todos os outros da minha equipa técnica, no qual eu deposito bastante confiança. Vai ter um papel fundamental no dia-a-dia do nosso clube. O Neto, com a sua experiência, pode ajudar em muitos campos”, assegurou João Pereira.
Luís Neto teve sempre as portas abertas para continuar ligado ao Sporting, mesmo após a sua despedida dos relvados, e depois do convite de Pereira e Varandas decidiu começar a desempenhar novas funções.
O antigo central deu os primeiros passos no futebol no Varzim, ganhando destaque com a sua passagem pelo Zenit, na Rússia. Nos últimos cinco anos esteve de leão ao peito e foi sempre visto como um líder no balneário, sendo agora apontado como uma peça-chave para a nova estrutura verde e branca.
Quem são os outros adjuntos?
Para além de Luís Neto, João Pereira vai estar acompanhado por Tiago Teixeira (treinador adjunto principal), António Calça e Pina (treinador adjunto), José Caldeira (treinador adjunto responsável pelas bolas paradas), Hugo Tecelão (treinador de guarda-redes), Tiago Ferreira (treinador de guarda-redes), Gonçalo Álvaro (preparador-físico) e Pedro Cardoso (treinador adjunto).
Tiago Teixeira: Treinador adjunto principal (42 anos)
É o número dois de João Pereira e um dos homens da sua confiança. Foi observador no Barcelona e nos Emirados Árabes Unidos, bem como diretor desportivo no V. Setúbal. Vai ser nos primeiros tempos o porta-voz do novo treinador - já que João Pereira ainda não tem o nível 3 da UEFA - e será o elemento que irá comunicar com a imprensa.
José Caldeira: Treinador Adjunto (30 anos)
É licenciado em Ciências do Desporto e chegou ao Sporting em 2016, onde é técnico de bolas paradas.
Hugo Tecelão: Treinador de guarda-redes (40 anos)
Foi guarda-redes do clube leonino durante 12 épocas, desde os escalões de formação até aos seniores.
Tiago Ferreira: Treinador de guarda-redes (49 anos)
Foi jogador profissional do Sporting e desde 1995 só não esteve ao serviço dos leões durante três temporadas. É uma das figuras mais mediáticas da equipa técnica.
António Calça e Pina: Treinador adjunto (26 anos)
É a peça mais jovem da nova estrutura leonina. Foi analista nos escalões de formação do Linda-a-velha, ao mesmo tempo em que estagiava também no Benfica. Em 2018, foi observador técnico e regressou agora para estar ao lado de João Pereira.
Pedro Cardoso: Treinador adjunto (35 anos)
Em 2019, começou a fazer parte da equipa técnica feminina, mas em 2020 passou a estar do lado dos sub-19 masculinos. Na presente temporada, integrava os sub-23 do Sporting.
Gonçalo Álvaro: Preparador físico (47 anos)
Esteve durante nove épocas no departamento médico do futebol profissional enquanto fisioterapeuta.
A nova estrutura leonina vai pôr mãos à obra o quanto antes, ainda que o primeiro jogo seja depois da pausa para seleções diante do Amarante, a contar para a Taça de Portugal.
Comentários