Mais de 400 alunos do segundo e terceiro ciclos de ensino básico de Vila Nova de Cerveira vão passar a praticar remo, semanalmente, como atividade curricular da disciplina de educação física, informou hoje à Lusa fonte a Câmara local.
De acordo com a mesma fonte, os primeiros 180 alunos, a frequentar o 5.º e 7.º anos de escolaridade, iniciam, na próxima segunda-feira, a prática daquela modalidade que, em janeiro, será alargada aos restantes 220 estudantes dos 6.º, 8.º e 9.º anos.
A introdução daquela atividade na disciplina de educação física resulta de um protocolo assinado, entre a câmara, o agrupamento de escolas do concelho e a Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira (ADCJC).
Segundo a autarquia, "a experiência vai vigorar até ao segundo período do presente ano letivo, sendo posteriormente analisada a sua continuidade entre as entidades envolvidas".
"A valorização dos nossos rios, através do desenvolvimento da vertente náutica no concelho, é um dos nossos compromissos para este mandato. Há projetos em cima da mesa, mas é altamente gratificante conseguirmos envolver crianças e jovens num primeiro contacto e experiência com a prática do remo, pelos inúmeros benefícios reconhecidos ao nível físico, pela vertente formativa e pela partilha de valores", assegurou o presidente da câmara, Fernando Nogueira.
Com cerca de 80 títulos nacionais conquistados, a ADCJC tem seis dezenas de atletas distribuídos pelos diversos escalões (Benjamins, Infantis, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos).
Comentários