Antigo jogador de Benfica, FC Porto e Sporting, Maniche conhece como ninguém as equipas que ocupam atualmente as três primeiras posições do campeonato português. Em declarações proferidas à margem da XII gala "O Melhor Treinador" do jornal O Gaiense, em Vila Nova de Gaia, o antigo médio projetou as últimas nove jornadas da Primeira Liga.

"O campeonato está muito equilibrado, muito competitivo, tanto para as equipas que estão em baixo [na tabela] como para Benfica e FC Porto. O FC Porto tem quatro pontos de atraso neste momento, mas no futebol tudo é possível. Depois do que vi o Benfica a fazer neste último fim-de-semana, digo que é dificil o FC Porto lá chegar, mas ainda faltam muitos jogos e o FC Porto está a jogar muito bem. Tem vindo a melhorar jogo após jogo e tem todas as possibilidades. Se o Benfica escorregar o FC Porto de certeza absoluta que vai aproveitar", referiu Maniche.

"Quem está mais forte neste momento? Na minha opinião está o FC Porto, que tem vindo a fazer grandes jogos, com grandes resultados e muitos golos. O Benfica surpreendeu-me este fim-de-semana, num jogo importantissimo contra uma grande equipa como é o Braga. Superou-se muito bem", defendeu ainda.

Para finalizar, Maniche comentou o momento de forma de Pizzi, que atua nos terrenos que o antigo jogador pisou ao serviço do Benfica: "É uma surpresa, porque é uma posição na qual ninguém acreditava que ele pudesse fazer grandes jogos, [mas] está num grande momento de forma. O mérito recai sempre sobre o treinador. Penso que o treinador está a fazer um grande trabalho, também a nível individual. O O Pizzi está a aproveitar muito bem as oportunidades que têm surgido. Se lhe falta agressividade no aspeto defensivo? Ele vai melhorar, jogo após jogo, com a confiança, com as vitórias. Tem vindo a demonstrar que é um jogador com muita qualidade e está a fazer uma grande época numa posição que era desconhecida para ele".