À entrada para a 28.ª jornada da I Liga, que esta noite arranca com um jogo grande em Braga, o FC Porto lidera a classificação com seis pontos de avanço sobre o Sporting. Trata-se de uma vantagem confortável a sete jornadas do fim da prova, sobretudo se olharmos para os resultados que os dragões têm vindo a alcançar nas retas finais do campeonato nas temporadas mais recentes, sob as ordens de Sérgio Conceição.

Efetivamente, se o FC Porto pelo menos igualar os resultados (ou o registo pontual) que obteve nas últimas sete jornadas das quatro anteriores épocas, então o título já não lhe foge. É que desde 2016/17 que a turma azul e branca não perde mais do que quatro pontos nos sete últimos jogos do campeonato. E a atual vantagem é, como já foi referido, de seis...

Ora vejamos: na temporada passada, em que o campeão até acabou por ser o Sporting, o FC Porto ainda tentou um 'forcing' final para revalidar o título que era seu e pressionou os leões até ao fim, reduzindo distâncias (ainda que de forma insuficiente) na ponta final do campeonato. Nas derradeiras sete rondas, em 2020/21, o FC Porto empatou por duas vezes (frente a Moreirense e Benfica) e conseguiu cinco vitórias, somando 17 pontos nos 21 possíveis.

Na temporada anterior, 2019/20, em que se sagrou campeão, fez ainda melhor: seis vitórias e uma derrota (em Braga, na última jornada, já com o título do bolso) e, portanto, apenas três pontos perdidos em 21.

O que falta jogar a FC Porto e Sporting até final do campeonato e quais as dificuldades que têm pela frente
O que falta jogar a FC Porto e Sporting até final do campeonato e quais as dificuldades que têm pela frente
Ver artigo

E em 2018/19 o pecúlio do FC Porto nas sete jornadas finais foi melhor ainda: um empate (na visita ao Rio Ave) e seis vitórias. Ainda assim, 19 pontos em 21 possíveis não chegaram então para impedir que o campeão fosse o Benfica de Bruno Lage.

Em 2017/18, na primeira temporada com Sérgio Conceição ao leme, o FC Porto somou nas últimas sete rondas uma derrota (ante o Belenenses) e, depois, seis vitórias consecutivas: 18 pontos em 21, registo que lhe permitiu sagrar-se campeão e impedir o 'penta' do rival Benfica.

Para encontrarmos um FC Porto a perder nas últimas sete jornadas de um campeonato mais do que os seis pontos que leva atualmente de avanço temos de recuar à era pré-Sérgio Conceição. É à temporada de 2016/17 que o Sporting pode ir buscar algum alento no sonho de vir ainda a revalidar o título. Nessa época, sob o comando de Nuno Espírito Santo, os dragões perderam nove pontos em 21 nos últimos sete jogos (nos quais somaram 3 vitórias, 3 empates e uma derrota).