O Benfica visita na noite desta sexta-feira o Sporting de Braga, a partir das 20h15, no arranque da 28ª jornada da I Liga. Embora viajem até um reduto onde têm sido felizes nos últimos anos, os encarnados enfrentam um adversário que lhes tem dado trabalho e que nas duas últimas temporadas venceu na Luz para o campeonato e que, em 2020/21, bateu a equipa da Luz na final da Taça de Portugal e nas meias-finais da Taça da Liga.

Apesar disso, o Benfica vai até à Pedreira com a vitória na primeira volta ainda na memória. O 6-1 da 11ª jornada dá alento à equipa de Nélson Veríssimo para procurar um novo triunfo frente aos homens de Carlos Carvalhal.

Depois da paragem para os compromissos das seleções, o Benfica chega a Braga no 3º lugar da I Liga, com 61 pontos - menos seis que o Sporting e menos 12 que o FC Porto.

Já o Sporting de Braga está logo em 4º lugar, com 49 pontos, menos 12 que os encarnados e a tentar fugir do Gil Vicente, que soma 46.

Seferovic regressa aos treinos no Benfica, dois meses depois
Seferovic regressa aos treinos no Benfica, dois meses depois
Ver artigo

Para este encontro, Nélson Veríssimo já sabe que não conta com Rodrigo Pinho nem Lucas Veríssimo, ambos lesionados e em recuperação há vários meses. Já Adel Taarabt está em dúvida. Do outro lado, Carlos Carvalhal não conta com Nuno Sequeira nem Roger Fernandes, os dois lesionados.

Histórico de confrontos

O histórico entre Benfica e Sporting de Braga é bastante favorável ao clube da Luz. Em 152 jogos, os encarnados somam 100 vitórias (66%), 30 empates (20%) e 22 derrotas (14%), além de 354 golos marcados contra 133 sofridos.

No entanto, os últimos encontros com os arsenalistas não têm sido fáceis para o Benfica. Nos últimos seis embates, em todas as competições, o Sporting de Braga venceu quatro e os encarnados venceram apenas dois.

O mais recente encontro entre Benfica e Sporting de Braga aconteceu esta temporada, no Estádio da Luz. À 11ª jornada, as águias aproveitaram a receção aos arsenalistas para dar um pontapé na crise de resultados que viviam na altura e outro no histórico com a equipa de Carlos Carvalhal e venceram por 6-1.

Além disso, o Benfica tem por hábito ser feliz na Pedreira. A equipa da Luz venceu as últimas seis deslocações ao reduto do Sporting de Braga. Tanto que, a última derrota dos encarnados em Braga aconteceu na temporada 2014/2015.

O que dizem os treinadores

Carlos Carvalhal, treinador do Sporting de Braga: "Esperamos um jogo de elevadíssima dificuldade e temos a expetativa de ir com tudo para vencer, sempre com muito respeito pelo Benfica, que é uma grande equipa, e que tem melhorado no Campeonato e está  a fazer uma excelente Champions. (...) Cada jogador a dar o melhor de si e a contribuir para o coletivo. Se estes jovens foram tributados com palmas do público por algum erro que cometam, e com o apoio dos nossos adeptos, estaremos mais perto de conseguir o objetivo de ganhar".

Nélson Veríssimo, treinador do Benfica: "Obviamente, aproveitámos esta paragem para, com os jogadores que cá estiveram, trabalharmos alguns aspetos de cada momento do jogo que, no nosso entendimento, deviam ser melhorados. A questão da imagem do jogo ou do perfil do jogo está em constante evolução. Sabemos que há uma melhoria nos processos defensivo e ofensivo. Obviamente há lacunas que temos de colmatar nas dinâmicas da equipa, mas, como disse, há que fazer o processo desde o princípio. Quero chegar ao final da época e sentir que a equipa cresceu e que os jogadores evoluíram, correndo o risco de chegar ao último jogo da época e sentir que a equipa podia melhorar".

Arbitragem

Luís Godinho foi o árbitro eleito pelo Conselho de Arbitragem para apitar o embate que marca o arranque da 28.ª jornada da I Liga e que está agendado para as 20h15 desta sexta-feira.

Rui Teixeira e Gonçalo Freire serão os árbitros assistentes do juiz da Associação de Futebol de Évora, com David Silva a desempenhar as funções de quarto árbitro. No VAR estará Hugo Miguel, que terá como assistente (AVAR) Ricardo Santos.

Este será o terceiro jogo do Benfica que Luís Godinho dirigirá esta temporada, tendo as águias vencido os anteriores dois, ambos fora de portas (0-1 no terreno do Vizela e 1-3 no terreno do Vitória de Guimarães).

Quanto ao SC Braga, terá Luís Godinho a dirigir um dos seus encontros pela quinta vez esta época (curiosamente sempre na qualidade de anfitrião) e o saldo não é positivo: uma vitória (frente ao Belenenses SAD, por 1-0), um empate (2-2 com o Boavista) e duas derrotas (0-1 ante o Gil Vicente e 1-2 ante o Sporting).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.