O Benfica visita na noite desta sexta-feira o Sporting de Braga, a partir das 20h15, no arranque da 28ª jornada da I Liga. Embora viajem até um reduto onde têm sido felizes nos últimos anos, os encarnados enfrentam um adversário que lhes tem dado trabalho e que nas duas últimas temporadas venceu na Luz para o campeonato e que, em 2020/21, bateu a equipa da Luz na final da Taça de Portugal e nas meias-finais da Taça da Liga.
Apesar disso, o Benfica vai até à Pedreira com a vitória na primeira volta ainda na memória. O 6-1 da 11ª jornada dá alento à equipa de Nélson Veríssimo para procurar um novo triunfo frente aos homens de Carlos Carvalhal.
Depois da paragem para os compromissos das seleções, o Benfica chega a Braga no 3º lugar da I Liga, com 61 pontos - menos seis que o Sporting e menos 12 que o FC Porto.
Já o Sporting de Braga está logo em 4º lugar, com 49 pontos, menos 12 que os encarnados e a tentar fugir do Gil Vicente, que soma 46.
Para este encontro, Nélson Veríssimo já sabe que não conta com Rodrigo Pinho nem Lucas Veríssimo, ambos lesionados e em recuperação há vários meses. Já Adel Taarabt está em dúvida. Do outro lado, Carlos Carvalhal não conta com Nuno Sequeira nem Roger Fernandes, os dois lesionados.
Histórico de confrontos
O histórico entre Benfica e Sporting de Braga é bastante favorável ao clube da Luz. Em 152 jogos, os encarnados somam 100 vitórias (66%), 30 empates (20%) e 22 derrotas (14%), além de 354 golos marcados contra 133 sofridos.
No entanto, os últimos encontros com os arsenalistas não têm sido fáceis para o Benfica. Nos últimos seis embates, em todas as competições, o Sporting de Braga venceu quatro e os encarnados venceram apenas dois.
O mais recente encontro entre Benfica e Sporting de Braga aconteceu esta temporada, no Estádio da Luz. À 11ª jornada, as águias aproveitaram a receção aos arsenalistas para dar um pontapé na crise de resultados que viviam na altura e outro no histórico com a equipa de Carlos Carvalhal e venceram por 6-1.
Além disso, o Benfica tem por hábito ser feliz na Pedreira. A equipa da Luz venceu as últimas seis deslocações ao reduto do Sporting de Braga. Tanto que, a última derrota dos encarnados em Braga aconteceu na temporada 2014/2015.
O que dizem os treinadores
Carlos Carvalhal, treinador do Sporting de Braga: "Esperamos um jogo de elevadíssima dificuldade e temos a expetativa de ir com tudo para vencer, sempre com muito respeito pelo Benfica, que é uma grande equipa, e que tem melhorado no Campeonato e está a fazer uma excelente Champions. (...) Cada jogador a dar o melhor de si e a contribuir para o coletivo. Se estes jovens foram tributados com palmas do público por algum erro que cometam, e com o apoio dos nossos adeptos, estaremos mais perto de conseguir o objetivo de ganhar".
Nélson Veríssimo, treinador do Benfica: "Obviamente, aproveitámos esta paragem para, com os jogadores que cá estiveram, trabalharmos alguns aspetos de cada momento do jogo que, no nosso entendimento, deviam ser melhorados. A questão da imagem do jogo ou do perfil do jogo está em constante evolução. Sabemos que há uma melhoria nos processos defensivo e ofensivo. Obviamente há lacunas que temos de colmatar nas dinâmicas da equipa, mas, como disse, há que fazer o processo desde o princípio. Quero chegar ao final da época e sentir que a equipa cresceu e que os jogadores evoluíram, correndo o risco de chegar ao último jogo da época e sentir que a equipa podia melhorar".
Arbitragem
Luís Godinho foi o árbitro eleito pelo Conselho de Arbitragem para apitar o embate que marca o arranque da 28.ª jornada da I Liga e que está agendado para as 20h15 desta sexta-feira.
Rui Teixeira e Gonçalo Freire serão os árbitros assistentes do juiz da Associação de Futebol de Évora, com David Silva a desempenhar as funções de quarto árbitro. No VAR estará Hugo Miguel, que terá como assistente (AVAR) Ricardo Santos.
Este será o terceiro jogo do Benfica que Luís Godinho dirigirá esta temporada, tendo as águias vencido os anteriores dois, ambos fora de portas (0-1 no terreno do Vizela e 1-3 no terreno do Vitória de Guimarães).
Quanto ao SC Braga, terá Luís Godinho a dirigir um dos seus encontros pela quinta vez esta época (curiosamente sempre na qualidade de anfitrião) e o saldo não é positivo: uma vitória (frente ao Belenenses SAD, por 1-0), um empate (2-2 com o Boavista) e duas derrotas (0-1 ante o Gil Vicente e 1-2 ante o Sporting).
Comentários