Rui Lança acredita que o Sporting vai voltar rapidamente aos bons resultados e sair do mau momento em que se encontra. Em entrevista ao SAPO Desporto, o especialista na área da Liderança e do Coaching abordou o atual momento dos ´leões` na perspetiva comportamental e de liderança. O investigador refere que "o que se está a passar agora é fruto da não obtenção de resultados esperados, da criação de muitas expetativas e de uma visão que não está a ser alcançada".

"A medida que o campeonato vai decorrendo, os sportinguistas não conseguem ficar indiferentes: estando do lado do presidente, as pessoas acreditam muito na mensagem ou então começam a não acreditar tanto pela falta de resultados. Não estou muito surpreendido com isto porque o investimento de discurso, de cativar os sportinguistas, foi forte, a não obtenção de respostas faz com que o retorno seja de muita frustração e de muita exigência sobre aquilo que foram as promessas da direção", comentou RuI Lança.

O investigador sublinhou que o discurso de confrontação permanente de Bruno de Carvalho ajudou, numa primeira fase, a unir a família sportinguista mas os recentes resultados negativos fazem com que os adeptos já não acreditem tanto nos factos externos como as principais causas do momento da equipa. E isso tem um peso dentro da equipa de futebol.

"Faz parte da estratégia de Bruno de Carvalho para unir a família sportinguista, contra aquilo que ele acredita estar incorreto. Claro que isso desresponsabiliza e desfoca a atenção das pessoas do Sporting daquilo que são os resultados. Enquanto as equipas vão ganhando, tudo certo, quando o clube deixa de ganhar, as pessoas, mais cedo ou mais tarde, começam a perguntar, se de facto a não obtenção de resultados é de fatores internos ou externos. E o que está a acontecer agora é que as pessoas começam a perceber que a não obtenção de resultados não advém de fatores externos mas sim internos", frisou.

A falta de resultados deverá fazer o Sporting mudar, em parte, a sua comunicação, virando-o mais para dentro do que para fora. Essa é a convicção de Rui Lança, que, no entanto, não acredita numa mudança radical.

"O Sporting habituou os sportinguistas a ser um clube que gosta de ter voz ativa sobre vários assuntos, com uma liderança e uma comunicação muito presentes, diária, de confronto, de afirmação. Não sei se neste momento se houver uma mudança radical as coisas irão melhorar logo. De facto as vitórias são os melhores psicólogos que existem. A comunicação continuará a ser ativa e presente. Se calhar vão mudar os conteúdos daquilo que são as suas comunicações, olhar mais para dentro do que para fora", atirou.

O especialista nas áreas comportamentais acredita que o clube irá dar à volta ao atual momento, a começar já no próximo jogo para a Liga.

"O Sporting não vai estar sempre a cair, podem ganhar já na Madeira [no sábado] e as coisas vão equilibrar-se. Mas se não ganhar, pode tornar-se penoso se não houver uma mudança de comportamento. Mas ainda falta uma segunda volta", lembrou.

O Sporting foi esta terça-feira afastado da Taça de Portugal pelo Desportivo de Chaves. Os ´leões` já tinham sido eliminados da Taça da Liga, Liga dos Campeões e nem conseguiram transitar para a Liga Europa. Na I Liga estão no 4.º lugar, a quatro pontos do FC Porto e oito do líder Benfica.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.