
Jesualdo Ferreira considerou hoje que Pinto da Costa marcou de forma indelével o futebol português e internacional, e que teve papel fundamental no seu percurso enquanto treinador.
“Marcou a minha vida e marcou a minha carreira também. Terei de o ter sempre comigo, na minha cabeça, e expressar a minha gratidão por alguém que me ajudou muito a ser melhor treinador”, reconheceu Jesualdo Ferreira, em declarações à agência Lusa.
O treinador, de 78 anos, tricampeão com o FC Porto, entre 2006 e 2009, explicou que Pinto da Costa era uma companhia fantástica.
“Marcou-me como pessoa, no plano pessoal Pinto da Costa era alguém que era uma companhia fantástica. Era um homem culto, tinha uma visão muito clara dos problemas (…), mas era acima de tudo muito humano. Tinha uma capacidade grande de escolher amigos e era amigo do seu amigo”, sublinhou Jesualdo Ferreira.
A nível desportivo, Jesualdo Ferreira lembrou a potência em que se tornou o FC Porto sob a liderança de Pinto da Costa.
“Foi um presidente de corpo inteiro, completo. Conseguiu no FC Porto, o clube do seu coração, transformar um grande clube, que já era, num clube poderoso, a nível internacional”, garantiu o treinador.
Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu hoje aos 87 anos, vítima de cancro.
Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota nas eleições do clube.
Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.
Comentários