Esta quinta-feira está a ser um dia muito movimentado no que ao mercado de transferências de futebol diz respeito. Apesar de não se verificar nenhuma contratação sonante, houve vários jogadores que trocaram de clube neste mercado de inverno.
´Três grandes` arrumam a casa
Comecemos por Portugal, onde os ´três grandes` começam a ´arrumar a casa` para atacar o que resta da época. O Benfica confirmou os empréstimos de dois jogadores brasileiros que deixaram de contar para Rui Vitória: Filipe Augusto foi emprestado ao Alanyaspor da Turquia por uma época e meia. Gabriel Barbosa, que estava emprestado pelo Inter, deixou o clube da Luz e foi confirmado nos brasileiros do Santos. Os ´encarnados` emprestaram ainda o jovem Alan Júnior à Académica.
Ainda na Luz há outros negócios que podem acontecer nas próximas horas. O Getafe de Espanha está a tentar garantir o empréstimo do jovem Diogo Gonçalves. Já Talisca, que está emprestado pelo Benfica ao Besiktas, tem mercado na China, mas recusa-se a mudar para a liga daquele país asiático. O Changchun Yatai oferece 30 milhões pelo jogador, mas Talisca não quer mudar-se para a China. O guarda-redes Júlio César, que já rescindiu com o Benfica, está prestes a ingressar no Flamengo, seu antigo clube.
Sobre entradas, a imprensa portuguesa fala na possibilidade de o Benfica avançar para a contratação do médio Lucas Evangelista, jogador do Estoril, para fazer face a lesão de Krovinovic, que não jogará mais esta época. Os ´encarnados` já tinham confirmado os empréstimos dos laterais Hermes (Cruzeiro), Pedro Pereira (Génova) e o médio Rakip (Crystal Palace) - contratado este mês e já emprestado - assim como o central Lisandro López, que rumou ao Inter.
De Alvalade também chegou a confirmação de Iuri Medeiros no Génova. O extremo de 23 anos é emprestado ao emblema italiano que fica com opção de compra do passe em 10 milhões de euros. Já ontem, quarta-feira, o Sporting tinha anunciado também a cedência do médio Matheus Oliveira ao Vitória Sport Clube. Como entradas, registam-se as chegadas do brasileiro Wendel, o regresso do colombiano Fredy Montero, além da contratação de Rúben Ribeiro e Josip Misic.
O FC Porto aproveitou também esta quinta-feira para confirmar alguns negócios, mas todos de menor expressão. Os ´dragões` emprestaram Dinghao, médio-ofensivo chinês de 19 anos, ao Salgueiros, do Campeonato de Portugal. O jogador deixa a equipa B no mesmo dia em que o clube confirmou a chegada do suíço Christopher Lungoyi, de 17 anos, O jovem atuava no Servette, da Segunda Divisão helvética.
Os ´dragões` já tinham garantido o avançado Warris, por empréstimo do Lorient, e também Paulinho, cedido pelo Portimonense, ambos para o plantel principal. Quem deverá sair é Layún. O mexicano quer jogar mais para ser opção para o Mundial2018.
Nos outros clubes, o Desportivo das Aves anunciou José Mota como técnico interino. O treinador será responsável pela formação e por todo o futebol do clube. Ainda no Aves, o médio brasileiro Washington, que foi contratado ao Nacional, rescindiu e rumou ao Panionios da Grécia.
O Estoril anunciou o regresso do lateral esquerdo Ailton, que chega emprestado do Estugarda.
E lá fora, como estamos? Algumas confirmações e muitos rumores
Espanha:
O Sevilha está a atacar forte o mercado e investe em Inglaterra. Os sevilhanos querem os avançados Sandro Ramirez, do Everton, e Batshuayi do Chelsea, além do médio Roque Mesa, do Swansea. Sandro Ramirez é pretendido também pelo Newcastle.
Nico Gaitán, jogador do Atlético Madrid que em Portugal brilhou no Benfica, é pretendido por vários clubes, entre eles o Zenit da Rússia. O argentino está de saída dos colchoneros mas ainda não decidiu para onde.
O Barcelona oficializou a contratação de Ballou Tabla ao Montreal Impact da MLS. O jovem jogador de 18 anos irá rodar na equipa B. O Valência emprestou Nacho Gil, ao Las Palmas.
Inglaterra:
João MárIo está a fazer exames médicos no West Ham e deverá ser confirmado nas próximas horas. O jogador chega por empréstimo do Inter, com os ´hammers` a ficarem com direito de opção no final da época.
O United de Mourinho cedeu o jovem Axel Tuanzebe aos Aston Villa, para ganhar experiência, depois de três jogos na equipa principal esta época.
Aubameyang continua na ordem do dia, mas o braço-de-ferro entre o Arsenal e o Borussia Dortmund está a travar o negócio. Os alemães querem 68 milhões de euros, verba que os ´gunners` não estão dispostos a pagar pelo avançado gabonês.
O Tottenham está a tentar garantir Lucas Moura, jogador do PSG, que é também pretendido pelo Bétis. O craque brasileiro perdeu espaço nos parisienses, com as chegadas de Neymar e Mbappé.
O Southampton está prestes a garantir o empréstimo de Guido Carrillo junto do Mónaco. O avançado já esteve nas cogitações do FC Porto, mas acabou por rumor aos monegascos.
Em Inglaterra também se fala na possibilidade de Edin Dzeko regressar a Premier League para representar o Chelsea, mas Monchi, diretor desportivo da AS Roma já veio dizer que as propostas pelo bósnio não satisfazem. Quem está desagradado com a política de contratações dos ´blues` é o técnico Antonio Conte, que queria já ter os reforços pedidos por esta altura.
E por falar em técnicos, de referir que José Mourinho prolongou o vínculo com o Manchester United até 2020, com mais um ano de opção.
Alemanha:
O RB Leipzig está cada vez mais virado a formação. Depois de terem dado 20 milhões de euros para contratar Úmaro Embaló, de 16 anos, ao Benfica, o emblema alemão ´abriu os cordões à bolsa` para contratar Mads Bidstrup, jogador de 16 anos do Copenhaga, num negócio que ir aso 20 milhões de euros.
Ainda na Alemanha, Neven Subotic deixou o Borussia Dortmund, ao fim de nove temporadas e meia. O central de 29 anos assinou pelo Saint-Étienne de França. O Bayern Munique emprestou Marco Friedl, central de 19 anos, ao Werder Bremen.
Comentários