Rui Quinta foi hoje apresentado como novo treinador do Penafiel e revelou a confiança de “alcançar a permanência na I Liga” portuguesa de futebol.

Em conferência de imprensa, o sucessor de Ricardo Chéu assegurou ter confiança de que terá "condições para ter sucesso" no novo cargo. O treinador, que já havia liderado o Penafiel, na II Liga, na temporada de 2008/09, e na qual foi também coordenador da formação, admitiu que o principal objetivo passa pela manutenção na I Liga e mostrou-se otimista em relação a isso mesmo.

"O Penafiel é um clube que está ligado à minha vida e pelo qual tenho grande afeto. Foi aqui que dei os primeiros pontapés como jogador e os primeiros passos como treinador. Acredito que tenho condições para ter sucesso aqui. A nossa ambição é clara e não é nova, e passa por alcançar a permanência na I Liga. Agora é tempo de transmitir as nossas ideias ao plantel e as coisas vão agora conhecer um rumo diferente", disse Rui Quinta.

O treinador, que também já foi adjunto de Vítor Pereira no FC Porto, dirigiu umas palavras de solidariedade a Ricardo Chéu que, ao final de quatro derrotas no arranque do campeonato, rescindiu contrato com o Penafiel, e admitiu que "não vão haver desculpas para não alcançar os objetivos".

Quinta, de 54 anos, e que iniciou a carreira de treinador na formação do Penafiel, tendo depois comandado equipas como Paredes, Aliados Lordelo e Gil Vicente, antes de ter coadjuvado Vítor Pereira no FC Porto, faz agora a estreia na I Liga e vai ter como adjuntos Filipe Ribeiro e Cerqueira, este último treinador de guarda-redes.

O novo treinador da equipa penafidelense revelou ainda que recebeu "uma mensagem de incentivo" de Vítor Pereira depois de ter assumido este desafio e revelou que o ex-treinador do FC Porto "está feliz com o passo dado".

António Silva Gaspar, presidente do Penafiel, mostrou-se bastante satisfeito a escolha para substituir Ricardo Chéu no comando técnico da equipa. "O Rui Quinta é um filho de Penafiel, conhece bem a estrutura do clube e muitos dos jogadores que cá estão, pois passou pela nossa formação e deu-nos grandes alegrias", lembrou o dirigente.