Ao saltar do banco para entrar no terreno de jogo aos 88 minutos no triunfo de quarta-feira sobre o Gil Vicente (2-1), o jovem Joelson Fernandes, uma das maiores esperanças do universo leonino vindas de Alcochete, tornou-se no terceiro jogador mais jovem de sempre a vestir a camisola da equipa principal do Sporting em jogos oficiais.

Joelson estreou-se, assim, com 17 anos, quatro meses e três dias e, à sua frente, ficam apenas dois antigos defesas: Santamaria, que a 23 de janeiro de 1999, num empate 2-2 em Chaves, se estreou com 16 anos, 11 meses e 12 dias, sendo o único jogador a ter representado o conjunto de Alvalade em jogos oficiais com menos de 17 anos, e Marco Caneira, que se estreou a 10 de fevereiro de 1996, numa goleada sobre o Farense, quando tinha 17 anos e um dia.

Olhando, então, para outro jogadores que atuam na sua posição, Joelson fica bem à frente de jogadores como Figo (17 anos, 4 meses e 27 dias), Paulo Futre (17 anos, 5 meses e 29 dias), Ronaldo (17 anos, 6 meses e 9 dias), Ricardo Quaresma (17 anos, 10 meses e 16 dias) ou Simão Sabrosa (17 anos, 6 meses e 15 dias, o único a assinalar a sua estreia com um golo), que também se estrearam ainda muito jovens pelo Sporting e acabaram por se tornar ilustres figuras do futebol português e singrar nos palcos internacionais. Um registo que poder+a constituir um bom prenúncio par Joelson.

A Joelson, contudo, Rúben Amorim deixou um alerta no final do encontro com o Gil Vicente. "O Joelson é um miúdo muito competitivo, mas temos de dar-lhe tempo. Não sei o que esperar, mas sei que tenho um jogador com muita qualidade e muito competitivo. Vai ter de sofrer o que não sofreu na formação, porque como era muito forte nos escalões em que jogava, era sempre ele a decidir. E aqui tem de se entrosar com a equipa e está com alguma dificuldade nesse aspeto", explicou o treinador do Sporting.

A renovação do jovem jogador, recorde-se, deverá ser anunciada em breve.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.