O treinador do Vitória de Guimarães, Pedro Martins, afirmou esta quinta-feira que amealhar pontos é a prioridade frente ao Sporting, embora acredite numa boa exibição vimaranense no jogo da sétima jornada da I Liga portuguesa de futebol, agendado para sábado.

O técnico disse aguardar um "Vitória agressivo", que assuma o jogo "sem receio" quando tiver de o fazer, perante um "candidato ao título", mas garantiu que o objetivo principal é a "conquista dos três pontos", mesmo com exibição semelhante à do jogo com o Moreirense (triunfo por 1-0).

"A equipa que joga melhor e que tem um sentido positivo do jogo é aquela que tem mais probabilidade de ganhar durante o campeonato, mas se tivermos uma exibição menos conseguida como contra o Moreirense e conquistarmos, no sábado, esses três pontos, assino por baixo", afirmou na conferência de imprensa de antevisão ao encontro.

Pedro Martins revelou ainda que o grupo de trabalho quer igualmente "voltar às vitórias" no Estádio D. Afonso Henriques, depois do empate com o Belenenses (1-1), assegurando a mesma atitude já exibida nos jogos com o Sporting de Braga (derrota por 1-0) e com o Marítimo, este fora de portas, que terminou com um triunfo por 2-0.

"Não há segredos nesse aspeto. A nossa equipa trabalha dentro de uma filosofia e não vai haver alterações nesse sentido", reiterou.

O timoneiro dos vimaranenses referiu que a formação ‘leonina’ "vale pelo seu todo", até pelo "conjunto de valores" capaz de mudar o rumo do jogo a qualquer instante, e vai apresentar-se em Guimarães como "uma equipa normal" do técnico Jorge Jesus, com um "processo muito assimilado".

"Não vai haver grandes surpresas. Já andamos nisto há algum tempo e sabemos, provavelmente, o que um e o que o outro pensa sobre a forma de estar e de analisar os jogos", perspetivou.

O treinador considerou também que o jogo do Sporting com o Legia de Varsóvia (vitória leonina por 2-0), para a Liga dos Campeões, na terça-feira, não vai prejudicar o rendimento da turma de Alvalade frente ao Vitória, lembrando que viveu uma situação mais apertada quando orientava o Rio Ave.

"Já tive uma situação em que fizemos um jogo na Dinamarca [derrota por 1-0 com o Aalborg, para a Liga Europa] numa quinta-feira e, no domingo, já estávamos a jogar na Madeira, contra o Nacional. Na altura, não houve muita preocupação da imprensa", descreveu.

O técnico dos minhotos disse ainda que o médio Rafael Miranda "é uma forte hipótese para jogar no sábado", depois de ter saído lesionado no dérbi concelhio com o Moreirense, aos 71 minutos, e começado esta semana em gestão de esforço.

O Vitória de Guimarães, quinto classificado, com 10 pontos, recebe o Sporting, segundo, com 15, pelas 18h15 de sábado, no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo dirigido pelo árbitro Artur Soares Dias, da Associação de Futebol do Porto.