Pepe poderá não pertencer aos quadros do FC Porto durante muito mais tempo, uma vez que, segundo o MaisFutebol, não deverá renovar o contrato que termina no final do mês de junho. O defesa central, de 41 anos, deverá encerrar assim a segunda ligação aos dragões, numa decisão que também estará relacionada com as saídas de Sérgio Conceição e Pinto da Costa.

Esta será uma decisão que satisfaz as duas partes, uma vez que André Villas-Boas pretende rejuvenescer o plantel e Pepe também estará tentado a perceber que outras aventuras ainda lhe restam antes do final da carreira de jogador. Aliás, o internacional português, de 41 anos, terá mesmo sido sondado por emblemas da Arábia Saudita para uma mudança.

Assim, este poderá ser o fim do segundo período de Pepe ao serviço do FC Porto, que começou quando regressou a Portugal em janeiro de 2019, proveniente do Besiktas. Desde esse retorno, realizou 201 jogos, nos quais marcou nove golos e conquistou nove títulos: dois campeonatos, quatro Taças de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça.

Na primeira passagem pela cidade Invicta, entre 2004 e 2007, o central venceu dois campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

A confirmar-se a saída, Pepe sai do FC Porto em alto nível, tendo sido titularíssimo nas últimas épocas e um dos jogadores mais importantes do plantel. Além disso, foi sempre a extensão de Sérgio Conceição em campo e um jogador vital a defender os interesses do clube.