Pinto da Costa chegou aos 12684 dias seguidos como Presidente do FC Porto e tornou-se no dirigente com mais anos de serviço num único clube. A marca atingida esta sexta-feira coloca o português à frente de Santiago Bernabéu, o ‘mítico’ Presidente do Real Madrid que dá o nome ao reduto dos 'merengues'.

Apesar de existirem algumas dúvidas sobre a data de entrada de Santiago Bernabéu no Real Madrid (registos apontam duas datas diferentes em 1943), é certo que a longevidade do líder dos 'dragões' suplantou a do espanhol que faleceu em 1978.

Durante os quase 35 anos no comando do emblema, Pinto da Costa é um dos impulsionadores da ascensão do FC Porto que viu os melhores momentos da história sob a alçada do dirigente de 79 anos. À cabeça estão os dois títulos de campeão europeu (1986/87 e 2003/04) bem como a homogenia conquistada na década de 90 onde conquistou sete título de campeão nacional em dez anos. Os anos 90 é o período onde se enquadra o único 'penta' da história do futebol português com Fernando Santos a fechar os cinco anos seguidos a vencer o campeonato.

Com esta marca, Pinto da Costa acrescenta o recorde de longevidade ao recorde de títulos conquistados por um dirigente. Recorde-se de que o líder dos 'dragões' é presidente há 34 anos, oito meses e 19 dias. Antes de chegar ao gabinete mais alto esteve ligado ao FC Porto durante 20 anos como diretor e chefe do departamento de futebol dos 'azuis e brancos'.