“É no meio das dificuldades que podemos crescer, e é com grande prazer que vamos jogar com o Benfica. É uma equipa muito difícil, de grande qualidade e dimensão internacional, mas é com ambição e paz de espírito que vamos ao Estádio da Luz”, disse em tom filosófico Rui Vitória.
O antigo técnico para a formação dos “encarnados” relativizou o regresso ao Estádio da Luz e desejou defrontar “os melhores do Benfica”, numa alusão a eventuais poupanças de Jorge Jesus para os compromissos dos campeões nacionais na Liga dos Campeões e na Liga (FC Porto), lembrando que “o plantel benfiquista tem grande qualidade e todos são internacionais”.
Rui Vitória também não revelou se vai utilizar Nélson Oliveira e David Simão, futebolistas cedidos pelo Benfica e que foram convocados para o encontro, aproveitando para elogiar a qualidade dos jogadores que não têm jogado.
Rui Vitória voltou às metáforas para falar do jogo de sexta-feira no Estádio da Luz: “Costumo dizer aos jogadores que os vencedores fazem de um problema uma oportunidade, e, neste jogo iremos mostrar ambição e irreverência, defendendo com todos quando for necessário e atacando com os que forem possíveis”.
O técnico do Paços de Ferreira insistiu na ideia de “um espírito muito positivo” para tentar aproveitar as “pequenas lacunas que o Benfica tem” num jogo desigual: “O processo ofensivo do Benfica é muito forte. Vamos tentar arranjar umas ‘ratoeiras’ contra um Benfica que vai jogar com todos os canhões apontados”.
Caetano e Alvarinho continuam a recuperar de intervenções cirúrgicas e estão fora do jogo de sexta-feira, numa lista de indisponíveis que é extensiva a Jorginho, a cumprir um jogo de suspensão, após ter sido expulso na última jornada com o Beira-Mar.
Benfica e Paços de Ferreira defrontaram-se em 13 ocasiões no Estádio da Luz para a Liga, com um saldo claramente favorável aos actuais campeões nacionais, vencedores por 12 vezes, a última das quais em 2009/2010 (3-1), contra apenas um triunfo dos pacenses, na longínqua época 2000/2001 (3-2).
O encontro entre o Benfica, segundo classificado, com 15 pontos, e o Paços de Ferreira, nono, com 11, disputa-se pelas 20h15 de sexta-feira, no Estádio da Luz, com arbitragem de Bruno Esteves, de Setúbal.
Comentários