'Rey del mercado'. É este o título do artigo do diário argentino 'Olé' sobre o Benfica. O jornal analisou as compras e vendas dos clubes nos últimos dez anos e concluiu que nenhum outro emblema a nível mundial apresenta números tão sólidos como os campeões de Portugal. "É o clube mais rentável do Mundo: compra por pouco e vende por muitos. Nos últimos dez anos teve mais de 600 milhões de euros em lucros", escreve aquela publicação.

O diário explica que a venda de João Félix ajudou a desequilibrar a balança para o lado 'encarnado' esta época, já que com os 126 milhões de euros recebidos do Atlético Madrid pelo jovem avançado, o Benfica terminou com quase 189 milhões de euros saldo, sendo que gastou 44 ME  em compras, para assim acabar com um balanço positivo, algo que acontece há dez anos seguidos.

Desde 2010/2011, são 618 milhões de euros em lucros, o que faz do Benfica líder nesta matéria. O FC Porto, segundo colocado neste ranking, soma 314 milhões de euros nos últimos dez anos, com o Ajax a terminar o pódio com 259 milhões de euros. O Sporting somou 125 milhões de euros em lucros na última década.

Galeria: Benfica e FC Porto com o top 5 das maiores compras 'portuguesas' do verão. Veja as 10 maiores compras dos clubes da I Liga
Galeria: Benfica e FC Porto com o top 5 das maiores compras 'portuguesas' do verão. Veja as 10 maiores compras dos clubes da I Liga
Ver artigo

Se os clubes portugueses lideram, com o Benfica à cabeça, no que lucros dizem respeito, entre compras e vendas, nos últimos dez anos os principais emblemas europeus tem feito um percurso inverso. Manchester City (-1.069 ME), PSG (-817 ME) e Barcelona (-562 ME) são os clubes mais gastadores da última década, numa lista onde se incluem o Manchester United (- 834 ME), Real Madrid (- 397 ME), entre outros.

O diário 'Olé' destaca a aposta do Benfica na formação que rendeu muitos milhões ao clube (Nélson Semedo, Bernardo Silva, André Gomes, João Cancelo) mas também na prospecção, com a compra de jogadores jovens no estrangeiro que são valorizados e depois saem por grandes quantias, como foram os casos de Jan Oblak, David Luiz, Axel Witsel, Di María, Gaitán, Nemanja Matic, Rodrigo, Victor Lindelöf e Ederson).

Galeria: João Félix em destaque nas maiores bombas do mercado. Veja quais foram as 15 maiores vendas do verão
Galeria: João Félix em destaque nas maiores bombas do mercado. Veja quais foram as 15 maiores vendas do verão
Ver artigo

Além dos lucros no mercado de transferências, o jornal argentino dá destaque também ao facto de o Benfica dominar a nível interno no que a títulos diz respeito. Nos últimos dez anos, o Benfica conquistou cinco dos nove campeonatos de Portugal, contra quatro do FC Porto.

O jornal detalha que Rúben Dias, Florentino e Gedson Fernandes poderão ser os próximos jogadores da formação a deixar o Benfica e encher os cofres da SAD.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.