A ex-eurodeputada Ana Gomes considerou, em entrevista ao site 'The Athletic', que Rui Pinto é visto como um herói em Portugal depois das revelações que o hacker e que levaram ao Luanda Leaks e ao Football Leaks.

"Ele já é visto como um herói por muitos em Portugal, mas espero que o sistema legal lhe faça justiça. Ele pode ter cometido alguns crimes mas têm de ter em consideração o extraordinário serviço público que realizou", disse.

Ana Gomes afirma ainda não ter dúvidas que Rui Pinto agiu pelo interesse público e que os ataques informáticos que levaram à descoberta de vários documentos, levando à abertura de investigações pela justiça, foram um ato de cidadania.

"Tenho a impressão que o seu trabalho com o Football Leaks foi muito importante no desenvolvimento da sua consciência política, do seu entendimento do que é um denunciante. Hoje não tenho dúvidas de que ele tem noção do que fez. Eu não duvido que ele atuou pelo interesse público. Foi um acto consciente de cidadania", afirmou.

A ex-eurodeputada acrescentou ainda que a revelação que Rui Pinto estava por trás das revelações do Luanda Leaks vieram provar que os atos do hacker não estavam exclusivamente ligados a rivalidades clubisticas.

"Penso que o Luanda Leaks foi muito importante. Mostrou às pessoas que isto não era só sobre futebol - que isto não foi motivado por rivalidades entre fãs", concluiu.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.