O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, disse esta quarta-feira que o triunfo diante do Sporting não vai alterar a forma como os seus jogadores se vão apresentar em Arouca.
Os minhotos ocupam a terceira posição, a apenas dois pontos do líder Benfica, e vêm de uma categórica vitória por 3-0 diante dos "leões", na última ronda, mas o técnico não quer euforias e diz que não é uma vitória, ou uma derrota, que vai mudar a equipa, porque esta tem um "padrão, uma matriz".
"Tenho um grupo fantástico de jogadores e não há necessidade de estar constantemente a falar nisso. Toquei pela rama, disse-lhes o que é importante, que há elogios, mas também críticas, eles já sabem como funciono, a minha exigência é enorme", disse.
O treinador disse esperar um jogo difícil em Arouca, mas frisou a vontade de ganhar, o que significaria ficar na frente do campeonato pelo menos até domingo, dia em Benfica e FC Porto (segundo classificado) jogam.
"Sim, pode ser uma motivação extra, seria muito interessante e giro terminar a sexta-feira em primeiro lugar, mas estamos mais preocupados com o jogo em si, em somar os três pontos, em melhorar o que podemos, e não estamos focados na classificação", disse.
Para Rui Vitória, o melhor caminho para não entrar em euforias é "nunca esquecer de onde a equipa veio".
"No início do campeonato, talvez 80 por cento dos clubes não escolheria para os seus plantéis ou para os seus 'onzes' jogadores nossos, o que quer dizer que há outros muito bons plantéis, como é o caso do Arouca", afirmou na antevisão da partida de sexta-feira.
Instado sobre se se vê como um treinador especialista em fazer crescer os jogadores, Rui Vitória disse que essa análise é algo "redutora".
"Fundamental é perceber bem o contexto e depois idealizar uma estratégia para a equipa render e foi isso que fizemos no Vitória. Mas, quando trabalhar com estrelas a sério, quando estiver outro nível mais elevado, terei que tomar outras decisões e estou preparado para isso", afirmou.
O mercado reabre em janeiro e surgem notícias do interesse de vários clubes em jogadores vitorianos, mas Rui Vitória julga que isso não os desestabilizará.
"Pelo que vou conhecendo destes jogadores, não. Mas também não digo que isso não tem importância. Dos 14 jogadores que entraram no último jogo, 10 disputaram o Campeonato Nacional de Seniores na última época, jogando para 200 ou 300 pessoas. De repente, jogam com 25 mil pessoas e 30 olheiros nacionais e internacionais. Os jogadores são pessoas e, por isso, influenciáveis", disse.
Vitória de Guimarães e Arouca defrontam-se na sexta-feira, às 20h30, no Estádio Municipal de Arouca, jogo que será arbitrado por Jorge Sousa, do Porto.
Comentários