Abel Xavier será o embaixador da 9.ª Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), uma iniciativa que visa demonstrar «as boas práticas e bons exemplos» de Portugal nesta matéria.

«Isto não significa que não haja a prevenção e a pedagogia necessária junto dos mais jovens», sublinhou o presidente do SJPF, que admite fenómenos «imprevistos» no futebol português e que por isso urge acautelar.

A iniciativa, que será apresentada quinta-feira, em Lisboa, desenvolvendo-se a partir de sexta-feira, tem por isso o enfoque junto das camadas mais jovens.

O sindicato vai por isso voltar a apostar em mensagens contra a violência mostradas em faixas e camisolas que serão exibidas durante os jogos televisionados.

O SJPF vai também promover a elaboração de um «memorando de entendimento» entre os protagonistas do futebol nacional, um ato simbólico que «revela bem a importância do futebol para erradicar estes fenómenos», segundo palavras do presidente do sindicato, Joaquim Evangelista.