FC Porto precisa de um ponto para festejar o título

Com duas jornadas por disputar na I Liga de futebol, ainda há muitas decisões importantes em jogo. A começar pelo título, que poderá ficar decidido já nesta ronda.

As contas são fáceis de se fazer: o FC Porto precisa de um ponto nos próximos dois jogos para conquistar o seu 30.º campeonato nacional de futebol. Os Dragões lideram a prova com 85 pontos, mais seis que o Sporting e até já podiam ter feito a festa de campeão, não fosse a desvantagem para os Leões no confronto direto.

É que na Liga portuguesa continua a vigorar o critério dos golos fora, pelo que o Sporting leva vantagem sobre o FC Porto em caso de empate no final do campeonato: nos jogos realizados entre ambos para a I Liga, registaram-se dois empates (1-1 em casa dos Leões e 2-2 no reduto dos dragões) mas o Sporting marcou mais golos no Dragão que os azuis e brancos em Alvalade.

Assim, o FC Porto será campeão se não perder na Luz nesta ronda. Caso seja derrotado, a equipa de Sérgio Conceição poderá fazer a festa a mesma, isso se o Sporting não vencer o Portimonense. Se não, tudo irá decidir-se na derradeira jornada.

Os Leões (79 pontos) já asseguraram o segundo lugar e entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões. O Benfica (71 pontos) também já sabe que será terceiro (duas eliminatórias para chegar a Champions), o SC Braga (62 pontos) ficará com o quarto posto.

Galos e Conquistadores na luta pela Europa

A luta pelo 5.º lugar, o último que dá acesso às provas da UEFA, ainda está em aberto. O Gil Vicente é 5.º colocado com 48 pontos, mais quatro que o Vitória de Guimarães. A questão poderá ficar resolvida já nesta ronda 33, se os Conquistadores não vencerem o seu jogo. Os gilista só tem de ganhar na receção ao aflito Tondela mas em caso de empate ou derrota e se o Vitória de Guimarães vencer em casa do Boavista, a decisão passa para a derradeira jornada.

# Equipa P J
1 Sporting CP 81 31
2 SL Benfica 76 31
3 FC Porto 63 31
4 SC Braga 62 31
5 Vitória SC 60 31
6 Moreirense FC 46 31
Mais sobre Primeira Liga

Na última ronda, a equipa de Pepa recebe a de Ricardo Soares, no D. Afonso Henriques. Os vimaranenses têm de vencer os dois jogos que faltam para ainda sonharem com o 5º posto, sabendo que precisam da ajuda dos gilistas. O Vitória de Guimarães vem de dois empates, o Gil Vicente não venceu nenhum dos últimos seis jogos na I Liga (três derrotas e três empates).

O sexto posto poderá dar acesso à Liga Conferência. Para tal, o FC Porto, já apurado para a Liga dos Campeões, terá de vencer o Tondela na final da Taça de Portugal. Se assim for, a vaga do vencedor da Taça de Portugal (iria para a Liga Europa) será atribuída ao quarto colocado, neste caso o SC Braga que iria para a Liga Europa, o 5.º e o 6.º colocados apuram-se para a Liga Conference. Ou seja, Gil Vicente e Vitória de Guimarães estariam nas provas da UEFA na próxima época.

Isto porque o Paços de Ferreira, que ainda poderá igualar os 44 pontos do Vitória de Guimarães, não poderá ficar com esse posto, um vez que perde no confronto direto com os Conquistadores (duas vitórias, de 2-1 e 4-1 diante dos Castores). Para igualar o Vitória de Guimarães em pontos, o Paços de Ferreira terá de vencer os seus dois jogos (em casa do Santa Clara e na receção ao Benfica) e esperar que o Vitória de Guimarães não faça qualquer ponto nos dois encontros que ainda tem por disputar (Boavista e Gil Vicente).

Luta pela permanência ao rubro

A luta pela permanência está agora a ser disputada por cinco emblemas. Belenenses SAD (25 pontos), Moreirense (26), Tondela (27), Arouca (30) e Vizela (32) são as equipas que ainda não tem a sua situação resolvida.

O Vizela e o Arouca podem garantir a permanência já nesta ronda, se vencerem Marítimo e Braga, respetivamente. Se tal acontecer, Belenenses SAD, Moreirense e Tondela sabem que já não conseguir a manutenção direta, independentemente dos seus resultados nesta 33.ª ronda. O Tondela fica condenado já que, no máximo igualará o Arouca em pontos mas perde no confronto direto com os arouquenses.

Se Tondela, Belenenses SAD e Moreirense perderem os seus jogos diante de Braga, Famalicão e Estoril, respetivamente, ficam já afastados da manutenção direta, mesmo que Vizela e Arouca percam.

Os dois últimos colocados caem para a Segunda Liga, o 16.º posto irá disputar um play-off com o terceiro da Segunda Liga para ver quem fica com a última vaga na divisão maior do futebol português.