O Sporting recebeu na noite deste sábado o Sporting de Braga, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a 19ª jornada da I Liga. O encontro terminou com a vitória dos arsenalistas: Pedro Gonçalves fez o golo dos leões aos 24 minutos, mas Galeno devolveu a igualdade ao marcador na segunda parte de grande penalidade e, já nos minutos finais, Gorby carimbou a reviravolta.

Depois de um jogo com muitas emoções fortes, o Sporting mantém o segundo lugar da tabela, mas pode ver o FC Porto afastar-se na liderança, caso vença o Famalicão no domingo.

Os leões somam atualmente 47 pontos, mais três que o rival Benfica, e menos três que os dragões. Já o Sporting de Braga está no 4º posto com 35 pontos.

O primeiro lance de destaque do encontro surgiu à passagem dos dez minutos de jogo. Pedro Gonçalves rematou de fora da área em zona frontal, mas Matheus encaixou com facilidade. Pouco depois, também Paulinho esteve perto de desbloquear o marcador, mas o remate acertou em Tormena.

Antes dos 20 minutos foi o Sporting de Braga que ameaçou o golo. Na sequência de uma jogada desenvolvida por Fabiano, Ricardo Horta tentou a sua sorte, mas o remate foi fraco e a bola acabou por sair ao lado da baliza de Antonio Adán.

Depois de um início de jogo em que as duas equipas mostraram francas dificuldades em ultrapassar o setor defensivo do adversário, eis que o golo chegou aos 24 minutos. Matheus Nunes levantou para a área, onde Pedro Gonçalves dominou com o pé direito, antes de rematar de pé esquerdo para o fundo da baliza. O golo ainda foi anulado por fora de jogo, mas acabaria por ser validado com recurso ao VAR.

Pouco depois esteve à vista o segundo golo dos leões quando Esgaio cruzou para desvio incompleto de Pablo Sarabia ao primeiro poste, depois disso Matheus Reis passou para o espanhol, mas desta vez este estava em posição irregular.

Perto do intervalo os arsenalistas ainda tentaram chegar à finalização com um boa jogada de Fabiano, mas a bola sobrou para o corte de Paulinho, que meter para o guarda-redes Adán. As equipas acabariam por recolher aos balneários com o Sporting em vantagem. 

À entrada para a segunda parte, Galeno caiu na área em duelo com Matheus Reis, a jogada ainda prosseguiu, mas Hugo Miguel acabou por interromper o jogo para ouvir o VAR. Depois de ver as imagens, assinalou grande penalidade que acabaria por ser convertida pelo próprio Galeno.

Os leões não tardaram a procurar uma resposta ao empate. Primeiro, Paulinho lançou Pedro Gonçalves, que mesmo sem apoio conseguiu rematar e obrigar Matheus a uma defesa apertada. Já num segundo momento, o antigo avançado dos arsenalistas tentou o cabeceamento, mas a bola rasou o poste.

Mas o Sporting de Braga também não se deixava ficar e, depois de uma combinação de Fabiano com Ricardo Horta, este rematou de primeira para uma defesa incompleta de Adán. O avançado dos arsenalistas ainda tentou a recarga, mas Coates afastou o perigo.

Aos 77 minutos, Adán tocou na bola com a mão depois de atraso de Gonçalo Inácio e Hugo Miguel assinalou livre indireto no interior da área. A bola parada foi batida por Ricardo Horta, que tentou combinar com Castro, mas Pedro Gonçalves antecipou-se no corte.

Os minutos finais em Alvalade foram impróprios para cardíacos. Primeiro foi Pedro Gonçalves que teve tudo para bisar, mas atirou para a defesa de Matheus. De seguida, Rodrigo Gomes rematou cruzado, mas a bola saiu ao lado. Por fim, aos 97 minutos, Gorby fez o segundo dos arsenalistas e gelou o Estádio de Alvalade.

O Sporting, que sofreu o segundo desaire em três jogos, manteve-se com 47 pontos, a três do FC Porto, que recebe no domingo o Famalicão, e com mais três do que o Benfica, terceiro, enquanto o Sporting de Braga conta 35 e reforçou o quarto posto.

Veja  o resumo do jogo!

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.