O Sporting acaba de confirmar a contração do jovem Fresneda, internacional sub-19 espanhol que jogava no Valladolid. O lateral direito vem reforçar a defesa leonina.

O lateral-direito espanhol de 18 anos, ex-Real Valladolid, assinou até 2028 com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros e não esconde a satisfação que é vestir a camisola verde e branca.

“Para mim é um orgulho tremendo poder representar este grande clube e vestir esta camisola. "Estou muito entusiasmado com esta nova etapa e quero desfrutar ao máximo”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube.

No primeiro treino com a camisola do clube, Fresneda diz que se sentiu bem acolhido. “Muito boas, acolheram-me muito bem, já pude falar com todos os companheiros, foram muito amáveis comigo e estão a receber-me muito bem”, referiu, antes de ter revelado que consultou Pedro Porro antes de se ter mudado para o clube leonino.

"Falei com o Pedro [Porro] e deu-me muito boas informações, contou-me sobre o tempo em que esteve aqui, do que desfrutou, do que as pessoas lhe transmitiram, do contacto com os companheiros e para mim foi um passo para tomar a decisão de vir para este grande Clube”, referiu.

Também o treinador Rúben Amorim teve um papel determinante para a vinda de Fresneda. "Sim, falei com ele e também me transmitiu muita confiança, explicou o que quer ver de nós em jogo na equipa e as primeiras sensações com ele também foram muito boas. Esse foi outro dos motivos para escolher vir para o Sporting CP", disse.

O jogador falou ainda da experiência de ter assistido à partida ao vivo do Sporting com o Famalicão. "Foi maravilhoso, são adeptos incríveis. Vi um Estádio quase cheio, com tudo o que de bonito se vê tanto por fora, como por dentro e desfrutei muito. Espero fazê-lo também comigo dentro do campo”, atirou.

Fresneda deixou ainda uma mensagem de confiança aos adeptos. "Estou muito entusiasmado por estar aqui, tenho muita vontade de jogar no Estádio José Alvalade. Vou dar tudo por esta camisola. Vou lutar, melhorar e tentar ajudar a equipa. Que nos apoiem como fazem sempre e como já tive o prazer de ver no outro dia. Que confiem em nós, porque nós também vamos dar tudo dentro do campo", sublinhou.

Sobre as suas características defini-se desta forma: "Gosto de ter a bola. Somos uma equipa que gosta de ter a bola, de começar a ganhar a posse de bola e creio que isso pode encaixar muito bem no meu jogo, porque gosto da posse de bola. Creio que posso trazer coisas no ataque e defensivamente adapto-me muito bem ao jogo, tenho também um bom um contra um defensivo”, disse, mostrando-se ambicioso com aquilo que aí vem. "Temos objectivos como equipa, oxalá ganhar aqui muitos títulos e desfrutar com os adeptos e os companheiros, já para o próximo jogo, este domingo, contra o SC Braga", referiu.

O Valladolid também confirmou a transferência de Fresneda, mas nenhum dos clubes revelou, até ao momento, os valores envolvidos no acordo, apesar de vários órgãos de comunicação social adiantarem que o Sporting investe nove milhões de euros no lateral direito, mais objetivos.

Fresneda, de 18 anos, chega para reforçar o lado direito da defesa dos ‘leões’, que conta nesta altura com Ricardo Esgaio e com o adaptado Geny Catamo, já depois de outro espanhol, José Angel, ter estado perto de assinar, com a transferência a acabar por ‘cair’.

O internacional sub-19 espanhol disputou na época passada 24 jogos na equipa do Valladolid, que acabou despromovida ao segundo escalão em Espanha, mas destacou-se pelo conjunto ‘blanquivioleta’ e motivou o interesse de vários clubes na sua contratação.

Este é o terceiro reforço da equipa orientada por Rúben Amorim para 2023/24, depois das contratações do avançado sueco Viktor Gyökeres, ex-Coventry, e do médio dinamarquês Morten Hjulmand, que alinhava no Lecce.