A renovação do contrato que liga João Palhinha ao Sporting está fechada, o novo vínculo durará até julho de 2026 e o acordo deverá ser anunciado em breve. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo jornal 'Record'.

De acordo com a edição desta sexta-feira da referida publicação, o médio internacional português de 26 anos terá direito a um aumento salarial de cerca de 200 mil euros (limpos) anuais, ficado assim a auferir um vencimento perto daquele que é o atual teto salarial dos 'leões' (na ordem do milhão de euros, já descontando os impostos). Acrescentará mais um ano ao seu atual vínculo, mas a cláusula de rescisão, fixada nos 60 milhões de euros, irá manter-se.

João Palhinha, que iniciou a sua formação no Sacavenense, chegou ao Sporting em 2012/13, então para representar os júniores da equipa de Alvalade. Começou, depois, por jogar algumas temporadas na equipa B dos 'leões', antes de ser cedido a Moreirense e Belenenses. A estreia pela equipa principal do Sporting deu-se a 21 de janeiro de 2017, pela mão de Jorge Jesus, mas não se conseguiu afirmar e voltou a ser cedido, por duas temporadas, ao Braga.

Depois de brilhar a grande altura no conjunto minhoto, regressou então em definitivo ao Sporting para se revelar como peça fundamental na caminhada rumo ao título de 2020/21, temporada em que disputou 38 jogos no conjunto de todas as competições. Esta época leva dois golos em 18 jogos. Pelo meio, estreou-se pela seleção principal de Portugal e já soma 12 internacionalizações.

Os senhores que se seguem

Ainda segundo o 'Record', depois de de Palhinha também Luís Neto (cujo presente contrato expira no final da época), Gonçalo Inácio (que tem um dos vencimentos mais baixos do plantel) e Sebástian Coates (visto como o grande líder da equipa) poderão ver os seus vínculos prolongados nos próximos tempos.