O Sporting é um dos 20 clubes europeus que mais minutos dá (em média) a jogadores provenientes de outras Ligas, revelam dados do observatório CIES Football Observatory.

Os estrangeiros somam uma média de 81,6 % dos minutos que o Sporting jogou na I Liga Portuguesa, o que coloca o clube no 18.º lugar dos que mais minutos dão, sendo que nos últimos 10 jogos, os encontros dos 'leões' com Aves e Paços de Ferreira foram as duas partidas que mais minutos 'deram' a esses jogadores (90,9%), no sentido oposto surge o Sporting - Belenenses que deu 'apenas' 68,1% dos minutos aos jogadores estrangeiros.

Logo no posição seguinte surge o FC Porto, com 81,3% minutos, com o último jogo frente ao Tondela a ser o jogo que maior percentagem de minutos deu aos jogadores provenientes de outras ligas (92,8%).

O Benfica, surge bem mais abaixo na tabela, somando apenas 50,9% do jogadores, um dos cinco clubes que menos minutos deu a jogadores estrangeiros na Liga Portuguesa.

O Belenenses SAD é o clube da Liga Portuguesa que menos minutos dá, registando uma média de apenas 29,1%, sendo que o jogo dos 'azuis' com o Sporting foi o jogo em que Pedro Ribeiro deu menos minutos: apenas 9,9%.

De alargarmos o ponto de vista ao nível europeu encontramos os clubes cipriotas a dominarem os primeiros quatro lugares da tabela, com o AC Omonia (94,4%), AEK Larnaca (93,6%), Pafos (90,2%) e APOEL FC (89,2%). A completar o top 5 surge o Galatasaray que deu, em média, 89,1% minutos a jogadores provenientes de outro país.

Mas existem tambem oito clubes que apresentam uma média de 0,0% minutos dados a jogadores estrangeiros. É o caso dos sérvios do Backa Topola, Macva Sabac e do FK Indija, os hungaros do Paksi FC, os noruegueses do Odds BK, os dinamarqueses do Lyngby, os ucranianos do Desna e os espanhóis do Athletic de Bilbao, a equipa das 'Big Five' (principais cinco ligas europeias) que apresenta a menor média.

Olhando para as ligas europeias, é tambem a liga cipriota que lidera na percentagem de minutos dada a jogadores de outros países, com 80,2%. De seguida surge a liga turca, com 74,5% e a liga italiana com 62,3%. Portugal surge na quarta posição, dando 62,1% do total de minutos jogados.

No extremo oposto surge a Sérvia, com uma média na sua liga de 14,8% de minutos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.