Com a goleada do FC Porto ao Belenenses SAD este domingo, o Sporting já sabe que não poderá chegar ao título de futebol esta época na I Liga. Os 'dragões' somam 73 pontos e o Sporting, que joga nesta ronda (hoje) com o Moreirense, só poderá chegar aos 70, se vencer todos os jogos, pelo que matematicamente ficou sem hipótese de ser campeão.

Este dado faz com que o Sporting supere o seu pior registo sem vencer o campeonato português, que agora são de 18 anos. Os 'leões' já viveram uma 'seca' de vários anos, quando ficaram sem ganhar o principal campeonato nacional, entre 1982 e 2000, ou seja, 17 anos. O último título de campeão nacional conquistado pelo Sporting foi em 2002. Este recorde de 17 anos foi igualado na época passada.

Entre as equipas que já conquistaram o título de campeão em Portugal, a maior 'seca' é a do Belenenses (74 anos) , que não vence desde 1946, ano em que conquistou o seu único título de campeão. Segue-se o Boavista, que não venceu desde 2001, ou seja, 19 anos. O mesmo período que viveu o FC Porto entre 1959 e 1978: quase duas décadas sem vencer o campeonato da Primeira Divisão.

Os 'dragões' já tinham vivido uma primeira 'seca', quando estiveram 16 anos sem ser campeão, entre 1940 e 1956.

O Benfica também teve a sua travessia no deserto, quando ficou 11 anos sem ser campeão, entre 1994 e 2005.

*Artigo corrigido e atualizado. O Sporting supere o seu anterior registo e não iguala, como anteriormente referido. 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.