Jorge Jesus fez esta manhã de sábado a antevisão do encontro da 4.ª jornada da liga portuguesa frente à Académica e começou por dizer que os estudantes são um adversário mais complicado do que na época passada.

«A Académica é uma das boas equipas do campeonato. Os jogos em Coimbra são sempre difíceis e a Académica está mais forte do que o ano passado. O Benfica está preparado para as dificuldades e vem de um jogo moralizante, por isso acredito que temos valor para ultrapassar a Académica.»

Jorge Jesus revelou em seguida uma das dificuldades dos treinadores que treinam equipas de Champions, sublinhando que há que encontrar a motivação para voltar à liga portuguesa.

«A forma como se consegue motivar os jogadores é algo de que já falámos e temos feito tudo para que os jogadores percebam que o grande objetivo é o campeonato.»

Um dos temas fortes da conferência foi o trabalho que o Benfica tem defazer na busca de alternativas à saída de Witsel e Javi Garcia, e Jorge Jesus mostrou-se conformado com a necessidade de encontrar novas soluções e disse mesmo que esse é o desafio de ser treinador em Portugal.

«Temos de vender jogadores e formar atletas para potencializar e fazer mais valias. Esse é o caminho que temos de seguir. É o meu trabalho e tenho de aceitar as regras do jogo e cada vez ter mais capacidade para esses desafios. Este é o estado do futebol português, em que os clubes são vendedores e não existem aqui os grandes milhões de outros clubes na Europa. O que é desafiante e mostra a diferença é aquilo que os treinadores portugueses fazem com o que têm», afirmou Jesus, reiterando que com a saída de Witsel, Javi García e Hulk «quem perde é o futebol português».

Para Coimbra, o treinador encarnado quer que os adeptos compareçam em força e dá Glasgow como um exemplo a seguir.

«Glasgow é paixão e sentimento. E não é só quando ganham. Gostava que o futebol e os adeptos portugueses vissem isso e gostava que em Coimbra estivessem o maior número de adeptos possível, pois são eles que nos ajudam a caminhar, todos juntos», terminou.

O Benfica defronta a Académica este domingo, no Estádio Cidade de Coimbra, a partir das 20h15, com arbitragem de Carlos Xistra.