O troféu da Supertaça Cândido de Oliveira, concebido e desenhado pelo designer e professor universitário Nuno Duarte Martins, foi distinguido com o Gold Award 2014, da editora norte-americana Graphis.

Em comunicado, a Federação Portuguesa de Futebol afirma que “publicação valorizou a inovação e arrojo da peça, que foi apresentada durante a última edição da Supertaça”.

O troféu é composto por duas peças em prata, ligadas através de cristal, numa peça que pretende representar “o espírito Cândido de Oliveira, associado ao ‘fair-play’, à espetacularidade do jogo e à luta pela conquista do título, identificada pelas linhas douradas que abraçam as cinco quinas nacionais”.

As peças de prata são assimétricas, sendo que a do lado direito, de maior escala, representa o vencedor da final, ficando à esquerda o vencido.

“A composição resultante da conjunção destas duas peças desenha, através dos respetivos cortes, uma cruz de cristo que representa a última cruzada, a conquista final. Pretendeu-se, desta forma, criar uma analogia com as conquistas do País, remetendo-se para um período importante da história de Portugal”, sublinha a FPF.