Um golo do defesa Pedro Henrique, aos 87 minutos, permitiu hoje ao Vitória de Guimarães derrotar o Rio Ave, por 3-2, e alcançar o terceiro triunfo seguido na I Liga portuguesa de futebol, após um jogo equilibrado.

O central brasileiro respondeu a um livre da direita de Tozé com um cabeceamento certeiro, de cima para baixo, e selou um resultado que permitiu aos vimaranenses isolarem-se no quinto lugar da competição, com 21 pontos, e, ao mesmo tempo, afastarem-se dos vila-condenses, sextos classificados, com 18.

Com duas equipas a quererem ter bola e de 'olhos' sempre no ataque, os vitorianos estiveram duas vezes na frente do 'marcador' com dois penáltis de André André (17 e 43 minutos), e consentiram a igualdade ao Rio Ave, que marcou através de Vinicius, também de grande penalidade (22), Gabrielzinho (53).

Os anfitriões entraram em campo com o mesmo 'onze' pela quarta jornada consecutiva e, perante um Rio Ave a querer também circular a bola e subir no terreno, foram ligeiramente superiores no primeiro quarto de hora, tendo ameaçado pela primeira vez a baliza contrária aos 14 minutos, num remate de Tozé por cima.

No minuto seguinte, o defesa vila-condense Buatu empurrou Alexandre Guedes no interior da área, quando o avançado vitoriano estava de costas para a baliza, e André André, na cobrança do castigo máximo, desfez o 'nulo' aos 17.

A equipa treinada por José Gomes, com Nadjack e Gabrielzinho de regresso ao 'onze' face ao jogo anterior - derrota por 3-1, com o Sporting -, reagiu prontamente e, três minutos depois, beneficiou também de um penálti, quando Alexandre Guedes tentou cortar uma bola junto à pequena área e atingiu a cabeça de Fábio Coentrão com o pé.

Vinicius igualou num remate forte e colocado, apesar de Douglas ter adivinhado o lado da bola, e lançou a partida para uma fase de equilíbrio, na qual ambas as formações procuraram impor o seu estilo de jogo, mas com muitos passes falhados.

O Rio Ave circulou melhor a bola no último quarto de hora da primeira parte, mas os vitorianos adiantaram-se de novo, em mais um penálti, cometido por Matheus Reis sobre Davidson, aos 42 minutos, E aproveitado por André André para marcar o seu sexto golo no campeonato, apesar de Leo Jardim quase ter defendido.

O jogo continuou dividido no início do segundo tempo, com uma ocasião para cada lado nos primeiros cinco minutos - Gabrielzinho, aos 47, e André André, aos 49 -, mas a turma visitante empatou mesmo aos 53, num remate acrobático de Gabrielzinho no limite da grande área, ao ângulo inferior direito da baliza.

O Rio Ave apoderou-se então da partida e esteve muito perto da reviravolta, num remate de Vinicius em posição frontal, aos 64 minutos, mas os vimaranenses começaram a reagir e subir de novo à área contrária, a partir dos 70.

Apesar do Rio Ave nunca ter desistido de procurar o triunfo, Alexandre Guedes ameaçou o terceiro tento vimaranense, num remate por cima, aos 76 minutos, antes de Pedro Henrique concretizá-lo, a três minutos dos 90.