Dois golos do avançado Baldé foram hoje decisivos para o triunfo do Vitória de Guimarães sobre o Rio Ave, por 3-1, em jogo da 15.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O avançado dos minhotos, já na segunda parte, abriu o marcador e sentenciou a partida, num desafio em que o Rio Ave só se pode queixar de si próprio para ter deixado fugir os três pontos, uma vez que não foi suficientemente eficaz na finalização e cometeu um par de erros defensivos que comprometeram um resultado favorável.

As duas equipas até entraram na partida com muitos receios, não arriscando abrir brechas o que precipitou um futebol musculado, essencialmente disputados a meio-campo, e sem ambição ofensiva.

Só perto da meia hora se notou algum atrevimento, com os locais a ganharem ascendente corporizado num remate de Bebé, por cima, e num livre de Ukra, a que o guardião dos vimaranenses se opôs em esforço.

A postura do Rio Ave fez despertar a equipa minhota, que respondeu da mesma forma. Primeiro com um remate de Ricardo e, depois, de bola parada, por intermédio de Tiago Rodrigues, permitindo boa defesa a Oblak, que manteve o nulo até ao intervalo.

No regresso do descanso, o Rio Ave surgiu com mais garra, e logo no segundo minuto do reatamento viu Paulo Oliveira, por duas vezes, negar o golo em cima da linha, afastando os remates de Bebé e Filipe Augusto.

O jogo ganhava maior vivacidade e prova disso foi a boa resposta do Vitória. Barrientos surgiu solto na área para deixar um primeiro aviso a Oblak e, pouco depois, foi Baldé, com um remate fortíssimo, a concretizar a ameaça e a inaugurar o marcador.

Ao tento contrário, o técnico do Rio Ave respondeu lançando Hassan e Diego no desafio. Uma aposta que se revelaria decisiva, pois Hassan precisou apenas de dois minutos em campo para igualar a contenda.

Mas duraram pouco os festejos dos vila-condenses, uma vez que aos 75 minutos os visitantes recolocam-se em vantagem. Nivaldo, numa falta imprudente, derrubou Marco Matias na área do Rio Ave, em falta para grande penalidade, que Tiago Rodrigues, na marcação, não desperdiçou.

Os vila-condenses ainda tentaram a reação mas continuavam a pecar na finalização, ficando com a tarefa ainda mais complicada com a expulsão de Filipe Augusto já na reta final.

Disso se aproveitou o Vitória de Guimarães, que, explorando o maior espaço entre os setores do Rio Ave, sentenciou a partida nos últimos instantes, com Baldé, terminar da melhor forma um contra-ataque de Crivellaro, que fixou o 3-1 final.

Com este resultado, a equipa vimaranense sobe ao sexto lugar do campeonato, com 20 pontos, encostada ao Rio Ave, que mantêm a quinta posição, com 21 pontos.