Deverá ser um caso raro no futebol nacional: O Benfica B tinha 18 jogadores da formação nos convocados para o jogo com o Desportivo das Aves. A formação orientada por Hélder Cristóvão venceu por 4-2 e cimentou a posição de melhor equipa entre as formações Bês que disputam a II Liga. Dos 18 jogadores, apenas Heriberto não foi formado no Seixal (formado no Sporting, com passagem pelo Belenenses por uma época).

Os jovens ´encarnados` venceram por 4-2, com golos de Pedro Rodrigues aos 6 minutos (g.p.), José Gomes aos 20, Diogo Gonçalves aos 34 e Heriberto Tavares aos 64. A equipa B do Benfica é melhor colocada das formações secundárias na II Liga. Os comandados de Hélder Cristóvão estão na 5.ª posição com 41 pontos em 26 jogos, frutos de 11 vitórias, oito empates e sete derrotas, 34 golos marcados e 30 sofridos.

Esta é mais uma prova da aposta do Benfica na formação, uma das principais bandeiras de Luís Filipe Vieira, presidente do clube. Uma aposta que tem dado resultados desportivos e financeiros, como ficou patente nas vendas de Renato Sanches, Oblak, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa, André Gomes e João Cancelo.

Comparativamente com as outras equipas B, o SC Braga B está em 9.º com 34 pontos, os mesmos do V. Guimarães B que é 13.º. O FC Porto B é 18.º com 29 pontos e está um lugar acima da descida direta. Os 17.º e 18º lugares vão disputar um play-off com outras duas equipas do Campeonato de Portugal para determinar quem fica na II Liga. Pior está o Sporting que não vence há 11 jogos e encontra-se no penúltimo lugar com 27 pontos em 26 jogos.

Este 5.º lugar do Benfica B mostra uma melhoria significativa, se tivermos em conta que só na derradeira jornada da II Liga da época passada a formação secundária dos ´encarnados` conseguiu salvar-se da descida de divisão.

Os 18 portugueses da equipa B do Benfica frente ao Aves.

Guarda-redes: André Ferreira (20 Anos), Fábio Duarte (18 anos)
Defesas: Aurélio Buta (latera, 20 anos), Rúben Dias (centrall,19 anos), Francisco Ferreira (central, 19 anos), Yuri (lateral, 20 anos), João Escoval (central, 18 anos), Pedro Amaral (lateral, 19 anos)

Médios: Pedro Rodrigues (médio, 19 anos), Florentino (Médio, 17 anos), Heriberto (médio, 19 anos), Romário Baldé (extremo, 20 anos), João Félix (médio, 17 anos), Filipe Ferreira (médio, 20 anos), Filipe Ferreira (médio, 20 anos), Gedson (médio, 18 anos), Jota (extremo, 17 anos).

Avançados: Diogo Gonçalves (avançado, 20 anos), José Gomes (17 anos, avançado).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.