Os clubes da II Liga estão cada vez mais insatisfeitos com a gestão de Pedro Proença à frente da Liga de Clubes, e retiraram a confiança ao 'ex-árbitro internacional' após a realização de uma reunião em Oliveira de Azeméis.

Segundo um comunicado elaborado pelo presidente da Oliveirense, mas que acabou por não ser emitido, os clubes da II Liga acusam Pedro Proença de só se preocupa em 'alimentar a sua imagem e ego' e de 'criar alguma suspeita de interesses estranhos' no contrato de patrocínio que assinou com a empresa chinesa Ledman, ao envolver terceiros (empresários e outros) no negócio de 4,2 milhões de euros, que classificam como 'ultrajante'.

Nesse mesmo comunicado divulgado na edição de hoje do jornal Correiro da Manhã, os clubes da II Liga sublinham ainda que foi Luís Duque quem começou a falar com a empresa chinesa em questão, e que em cima da mesa das negociações chegou a estar 30 milhões de euros em quatro épocas.

Os clubes acusam também Proença de 'criar algumas suspeitas de interesses estranhos' recordando que foi o próprio 'ex-árbitro internacional', na altura em que era candidato à presidência da Liga, a levantar suspeitas e a questionar a credibilidade da Liga por estar em negociações com chineses, referindo mesmo que 'tinha conhecimento de relatórios da Interpol que apontavam nesse sentido'.

O presidente da Liga de Clubes é acusado ainda de ter chegado ao cargo que ocupa para 'alimentar a sua imagem e ego', e através de uma 'publicidade autoproclamada' de plantar na opinião pública a 'ideia de que os clubes da II Liga jamais terão problemas financeiros e que ele é o salvador' apesar de não 'distribuir qualquer cêntimo' pelos clubes do segundo escalão.

De acordo com o CM, o comunicado a arrasar a gestão de Pedro Proença só não foi emitido por sugestão de alguns dirigentes que sugeriram aguardar pela reunião de ontem da direção da Liga de Clubes para debater a distribuição de receitas do patrocínio da multinacional chinesa Ledman à II Liga.

Nessa reunião estiveram presentes os oito clubes com assento na direção: Benfica, FC Porto, Sporting. Vitória Guimarães, Rio Ave, Oliveirense, Portimonense e Freamunde.