O Estoril-Praia é o “campeão de inverno” da Liga de Honra de futebol, numa 15.ª jornada marcada ainda pelos triunfos dos “perseguidores” Moreirense e Desportivo das Aves e o empate do Leixões frente ao Belenenses.

A jornada termina na segunda-feira com o jogo entre o Atlético e a Oliveirense, que poderá permitir aos lisboetas subir ao quarto posto da classificação, por troca com a equipa de Matosinhos.

O Moreirense viveu emoções fortes ao marcar, por Ghilas, nos últimos momentos o golo da vitória no Desportivo da Covilhã (2-1), depois de Filipe Fernandes ter inaugurado marcador para os “serranos”, aos 37, e Luís Pinto ter reposto a igualdade para os forasteiros.

No encontro que abriu a ronda, o Estoril-Praia goleou fora o Arouca, por 4-1, num jogo marcado pela polémica arbitragem do portuense Artur Soares Dias, desastrado no julgamento das três penalidades, e com mão pesada na amostragem de cartões vermelhos, com três expulsões.

O Desportivo das Aves ascendeu à terceira posição ao receber e venceu hoje o Trofense, por 3-1, capitalizando a vantagem de ter jogado 35 minutos com mais um jogador por expulsão de João Viana.

Os golos dos avenses foram marcados por João Pedro (45+2 minutos), Pires (56, de grande penalidade) e Dally (80), tendo o defesa central Santos (74) reduzido para os visitantes.

Na classificação, a equipa da Amoreira soma 29 pontos, o Moreirense tem 27, o Aves 26, o Leixões 24 e o Atlético 23.

No outro encontro disputado hoje, Leixões e Belenenses não conseguiram fazer funcionar o marcador (0-0), resultado que pode custar um lugar aos nortenhos e de pouco serve na tentativa de fuga dos “azuis” do Restelo aos últimos lugares da geral.

O Portimonense continua a ser o “lanterna vermelha”, com 12 pontos, depois de perder no sábado em casa com a União da Madeira, por 2-1, enquanto o Santa Clara e a Naval 1.º de Maio empataram a dois golos nos Açores, com os insulares a ficarem sem os préstimos de Nelson a partir no minuto 47.