Os sócios do Freamunde aprovaram na sexta-feira a constituição de uma sociedade unipessoal por quotas, numa Assembleia Geral (AG) em que o presidente do clube da II Liga de futebol confirmou não ter regularizado ainda os salários em atraso.

«Estamos a passar uma situação difícil, falei hoje com eles [os jogadores] e na segunda-feira terei de resolver uma parte do problema, pois queremos cumprir os pressupostos», disse José Coelho, à agência Lusa.

Até ao dia 15 de abril, os clubes que competem nos campeonatos profissionais têm de fazer prova do pagamento dos ordenados relativos ao mês de fevereiro, um pressuposto que o Freamunde, com quase quatro meses de salários em débito, não cumpre neste momento.

José Coelho juntou a sua voz à do presidente da AG e pediu «o apoio dos freamundenses», aproveitando para esclarecer que «o Freamunde hoje não tem passivo, mas um problema de tesouraria».

«Como disse quando assumi o cargo, as pessoas valem pelo que fazem e não pelo que têm e podem ter a certeza de que vou até ao final, pois não sou de atirar a toalha ao chão», sublinhou perante uma plateia de cerca de 30 associados.

A difícil realidade do clube pesou nos argumentos utilizados pelo advogado do clube, Braga Rego, na defesa da constituição de uma Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ) face à Sociedade Anónima Desportiva (SAD).

O jurista comparou a diferença do capital social exigida nos dois modelos, um de 50 mil euros no caso da SDUQ, com 50 por cento do capital a realizar no imediato, em dinheiro ou ativos, e o restante até a um prazo de dois anos, e os 200 mil euros no caso de uma SAD.

«Creio que este é o modelo que melhor satisfaz as nossas necessidades, com a vantagem de amanhã, aparecendo investidores, podermo-nos constituir como uma sociedade anónima», acrescentou Braga Rego.

Os sócios, por unanimidade, mandataram a direção a desenhar o modelo e a equipa de gerência da sociedade desportiva unipessoal por quotas.

A AG realizou-se na Casa da Cultura de Freamunde, com o início muito atrasado em relação às 21:00 previstas, e prolongou-se por cerca de duas horas.