Um golo do suplente Hernâni permitiu, este sábado, ao Atlético vencer o Leixões por 1-0 e conquistar o primeiro triunfo na II Liga portuguesa de futebol, no encontro que abriu a segunda jornada da competição.
O extremo, que iniciou a partida no banco, entrou ao intervalo e "faturou" o único golo da partida, aos 62 minutos, infligindo a primeira derrota oficial da temporada à formação de Matosinhos.
Após o desaire em Penafiel, na primeira ronda, os alcantarenses procuravam o primeiro triunfo na competição, perante os seus adeptos, enquanto os leixonenses queriam dar sequência ao registo invencível dos anteriores quatro jogos oficiais.
No entanto, na primeira parte, as duas equipas mostraram escassas ideias na construção das jogadas ofensivas, sendo sempre muito previsíveis e pouco criteriosas no último terço do terreno, razões suficientes para tornar os guardiões Filipe Leão e Rui Sacramento em autênticos espetadores.
De resto, o primeiro tempo resume-se a dois livres do Leixões e um remate do alcantarense Lito por cima da baliza, naquelas que foram as únicas ocasiões em que a bola andou perto das balizas.
Ao intervalo, António Pereira lançou Hernâni para o lugar de Lito e rapidamente o extremo começou a causar estragos na defensiva visitante: primeiro num remate por cima e, depois, obrigando Rui Sacramento a excelente intervenção.
As duas ameaças impulsionaram o jovem, de 20 anos, que acabaria por inaugurar o marcador, emendando uma falha clamorosa de Rui Varela, depois de iniciativa individual de Quinaz pela esquerda.
O golo encheu o Atlético de confiança e abateu claramente os leixonenses, que não mais conseguiram incomodar a baliza de Filipe Leão, apesar das alterações operadas por Horácio Gonçalves.