O Leixões empatou hoje a uma bola com o Penafiel, no encontro para a 38.ª jornada da II Liga de futebol, e perdeu a hipótese de ultrapassar provisoriamente o Arouca no segundo lugar.

O Leixões marcou primeiro, aos 38 minutos, pelo capitão Nuno Silva, mas o Penafiel viria a empatar aos 58, por Mbala, numa partida mais emotiva que bem jogada.

Foi uma primeira parte com muita luta a meio-campo, o que levou ambas as equipas a apostar nas alas, mas com poucas oportunidades claras de golo, com a formação da casa a dispor das melhores ocasiões.

O primeiro golo chegou aos 38 minutos de jogo, com o veterano Nuno Silva a marcar no coração da área, após defesa incompleta de Coelho ao remate de Tiago Borges.

Um minuto depois, surgiu a única grande oportunidade do Penafiel nos primeiros 45 minutos, com Mbala a responder ao cruzamento de Diogo Viana, mas à figura de Rui Sacramento.

Na segunda parte, os forasteiros entraram melhor na partida e conseguiram empatar aos 58 minutos por Mbala, após assistência primorosa de Robson, que aproveitou a falta de marcação da defesa leixonense.

O Penafiel continuou a dominar as contas do jogo e podia ter passado para a frente do marcador, com o médio Ferreira a enviar a bola ao poste direito da baliza de Sacramento.

Em período de compensação, ambas as equipas dispuseram de oportunidades de bola parada mas, nem Mailo (92 minutos), para o Leixões, nem Ferreira (95 minutos), para os visitantes, conseguiram alterar o marcador.

Com este empate, o terceiro classificado Leixões soma 64 pontos e pode ficar a quatro do Arouca, que visita hoje o Benfica B, enquanto o Penafiel tem 54 e encontra-se a meio da tabela classificativa.

Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões - Penafiel, 1-1.
Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:
1-0, Nuno Silva, 39 minutos.
1-1, Mbala, 58.

Equipas:
- Leixões: Rui Sacramento, Gonçalo Graça, Nuno Silva, Sequeira (Steven, 73), Fábio Santos, Cadinha (Mailo, 67), Tiago Borges, Luís Silva, Moedas, Hernâni (Kizito, 84) e Calé.
(Suplentes: Matos, Steven, Nélson, Zé Augusto, Kizito, Mailo e Novais).
Treinador: Pedro Correia.
- Penafiel: Coelho, Vítor Bruno, Gabriel, Fábio Ervões, Leomar (Pedro Santos, 84), Robson (Organista, 67), Rafa, Ferreira, Diogo Viana (Coronas, 59), Paulo Roberto e Mbala.
(Suplentes: Nuno Santos, Joel, Aldaír, Guedes, Coronas, Pedro Santos e Sérgio Organista).
Treinador: Miguel Leal.

Árbitro: João Ferreira (Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo a Rafa (33), Paulo Roberto (41), Luís Silva (42) e Robson (57).

Assistência: 1.321 espetadores.